Má postura é principal causa de dor nas costas, aponta pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/08/2017 às 11:57
Dor nas costas é a causa mais comum de afastamento do trabalho segundo levantamento realizado com brasileiros (Foto: Shutterstock)
Dor nas costas é a causa mais comum de afastamento do trabalho segundo levantamento realizado com brasileiros (Foto: Shutterstock) FOTO: Dor nas costas é a causa mais comum de afastamento do trabalho segundo levantamento realizado com brasileiros (Foto: Shutterstock)

Manter uma boa postura corporal no cotidiano é o hábito que mais ajuda a evitar que as dores nas costas e musculares apareçam. Esta é a opinião (58% e 38%, respectivamente) de boa parte dos entrevistados da terceira edição da pesquisa A Dor no Cotidiano, realizada pela farmacêutica Advil com o apoio do Ibope Conecta. Entre os incômodos mais frequentes, 76% dos participantes disseram ter tido dor de cabeça pelo menos uma vez nos últimos três meses, 65% afirmaram ter tido dor nas costas e 63% relataram ter tido dores musculares.

Leia também:

» Enxaqueca com aura? Entenda quando a perda parcial do campo da visão chega antes da dor de cabeça

» Mais de 80% das pessoas que sofrem de dor de cabeça tomam remédio por conta própria, diz pesquisa

» Metade dos adultos com ansiedade ou depressão apresenta dor crônica, aponta estudo

» Enxaqueca crônica triplica risco de dor na articulação da mandíbula com o crânio, alerta estudo

A dor nas costas é a causa mais comum de afastamento do trabalho: dos entrevistados que sofrem com o incômodo, 65% sentem essa dor pelo menos uma vez por semana. Ano passado, o percentual registrado foi de 64%. "Fazer atividades repetitivas ou ficar muito tempo na mesma posição – sentado, de pé ou dirigindo – podem ser causas de dor nas costas", ressalta o presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, Irimar de Paula Posso.

Para evitar as dores musculares, praticar atividade física regularmente é uma atitude importante para 37% dos participantes. "Praticar exercício regularmente, com moderação e acompanhamento profissional, é importante para se proteger das dores nas costas e musculares e uma maneira de ter mais qualidade de vida", explica Irimar. Já para prevenir a dor de cabeça, os entrevistados procuram manter uma boa noite de sono (46%) e controlar o estresse (45%).