Jornada no Recife discute políticas de saúde mental para crianças e adolescentes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/08/2017 às 11:33
Objetivo da 1ª Jornada Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil é discutir políticas públicas efetivas para tratamento de crianças e adolescentes (Foto ilustrativa: Pixabay)
Objetivo da 1ª Jornada Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil é discutir políticas públicas efetivas para tratamento de crianças e adolescentes (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Objetivo da 1ª Jornada Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil é discutir políticas públicas efetivas para tratamento de crianças e adolescentes (Foto ilustrativa: Pixabay)

Uma pausa para discutir e abordar linhas de cuidado em saúde mental para crianças e adolescentes recifenses, construindo, desta forma, políticas públicas efetivas. Esta é a proposta da 1ª Jornada Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil, promovida pela Secretaria de Saúde do Recife em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos e de Educação.

Leia também:

» Baleia Azul: “Recife não possui serviço de apoio a adolescentes”, alertam psiquiatras

» Recife terá especialização em terapias cognitivo-comportamentais na infância e na adolescência

O encontro acontece nestas segunda (21) e terça (22), na Escola de Formação de Educadores do Recife, no bairro da Madalena, Zona Oeste da capital pernambucana. Com o tema “Como a política pública pode produzir cuidado às crianças e jovens marcados pelo desamparo e pela errância diante do laço social precário?”, a programação contará com rodas de diálogo e apresentações culturais.

Parcerias

A Gerência de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, sob a responsabilidade da Referência Técnica Infantojuvenil, implantou em maio o Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infanto-juvenil. O serviço trabalha através de parcerias com outros órgãos, como Ministério Público, Vara da infância, Conselho Tutelar, Conselho Regional de Psicologia e diversas organizações não governamentais.

Programação

Segunda-feira (21 de agosto)

8h - Credenciamento

9h - Apresentação cultural (grupo de jovens)

9h30 - Mesa de abertura: “A desinstitucionalização da infância/adolescência e a potência da intersetorialidade e do cuidado em rede”

10h30 às 12h30 - Mesa de diálogo: “A RAPS Infantojuvenil e o desafio da construção de uma política Intersetorial de cuidado”

14h - Apresentação cultural (grupo de jovens)

14h30 - Mesa de diálogo: “Não falemos deles sem eles: O que os jovens têm a dizer sobre o cuidado em rede”

16h às 18h - Relatos de experiências de integração do cuidado

Terça-feira (22 de agosto)

8h30 - Mesa de Diálogo “A Identificação de risco na 1ª Infância e os desafios da construção de uma rede integrada de cuidado”

10h30 às 12h30 - Mesa de diálogo “O sofrimento na infância e adolescência: Ressonâncias da atualidade”

14h - Mesa de diálogo “Vulnerabilidades e internação involuntária e compulsória: uma conversa com os operadores do direito”

Serviço

1ª Jornada Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil do Recife

Data: 21 e 22 de agosto

Local: Escola de Formação de Educadores do Recife | Rua Professor Paulo Freire, 299, Madalena, Recife