publicidade
11/08/17
O eneagrama, resulto de conhecimentos milenares, ajuda a identificar características marcantes da personalidade do indivíduo (Foto ilustrativa: Reprodução da internet)
O eneagrama, resulto de conhecimentos milenares, ajuda a identificar características marcantes da personalidade do indivíduo (Foto ilustrativa: Reprodução da internet)

Eneagrama: encontro gratuito aborda prática milenar para estudo da personalidade

11 / ago
Publicado por Malu Silveira em Blog - 11/08/2017 às 9:00

Para quem gosta de estudos sobre práticas milenares usadas nos estudos sobre o ser humano, eis uma oportunidade gratuita de aprender acerca de temas na área. Na próxima quinta-feira (17), a educadora e terapeuta corporal brasiliense Camile Milagres realizará no Recife uma mini palestra gratuita sobre eneagrama, uma ferramenta que ajuda a identificar características marcantes da personalidade do indivíduo. O encontro acontecerá na Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, a partir das 19h30.

A base do sistema, originário de tradições SUFI, que chegou ao Ocidente trazido por George Gurdjieff, está em um círculo com nove pontos equidistantes, interligados por nove linhas, forma que deu origem ao seu nome (Ennea = nove; Grammos = pontos). Cada um desses pontos representa um tipo de pessoa; as linhas são os movimentos de transformação e influência recíprocas entre os tipos. Assim, segundo esse modelo, existem nove grupos básicos de pessoas e os integrantes de cada grupo têm uma característica específica dominante ou um traço negativo principal. Essa característica ou traço estabelece a maneira de cada um estar e atuar no mundo, daí vem a importância de identificá-lo.

Estudar o eneagrama, afirmam os especialistas no assunto, ajuda de forma consistente a compreender e aceitar que cada um desses grupos de pessoas tem características, comportamentos e motivações diferentes dos demais. Cada grupo desenvolveu estratégias de adaptação aprendidas como respostas de sobrevivência na infância, na busca da felicidade e de uma maneira subjetiva de relacionar-se com o mundo e consigo mesmo.

Aplicado ao estudo de pessoas, a ferramenta salienta suas igualdades e diferenças, talentos e dificuldades, possibilidades e limitações. Muitas dessas características são desconhecidas ou escondidas pelo incômodo ou vulnerabilidade que provocam; outras são utilizadas compulsivamente ou de forma exagerada perdendo assim suas vantagens. Já no ambiente corporativo, o eneagrama tem sido usado para identificar tipos de lideranças, desenvolvimento gerencial, gestão de conflitos, melhorar o relacionamento interpessoal dos colaboradores, inteligência emocional, comunicação assertiva. Já em processos seletivos, a ferramenta ajuda a detectar os melhores perfis para construção de equipes de alto desempenho, bem como motivação e integração dos funcionários.

Aprofundamento

Já nos dias 18, 19 e 20 de agosto, Camile Milagres realizará em Aldeia, no município de Camaragibe, no Grande Recife, a capacitação ‘Introdução à Psicologia dos Eneatipos – Eneagrama da Escola do SER de Naranjo. O curso traz técnicas e vivências para a gestão emocional e desenvolvimento humano, além de utilizar o Eneagrama para autoconhecimento, possibilitando os participantes a compreender as emoções e tomar as melhores decisões, seja na vida pessoal ou na carreira.

“Trata-se que tem como objetivo acolher e conscientizar as pessoas, contagiando-as com motivação para serem agentes ativos de transformação de suas próprias vidas, e perceber que já possuem os recursos de que necessitam. A compreensão das características em relação às demais pessoas com quem convive, ampliará a tolerância e a aceitação das diferenças”, explica.

Os interessados podem se inscrever no email produções.solution@gmail.com. O investimento é de R$ 630. O curso acontecerá na Casa Vival. Informações: (81) 99928.7297 ou (61) 99108.9523.

Serviço

Palestra gratuita sobre o Eneagrama
Data: quinta-feira, 17 de agosto
Horário: a partir das 19h30
Local: Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe) | Avenida Caxangá, 4477 – Várzea, Recife
Informações: (81) 99928.7297 | (61) 99108.9523

Curso ‘Introdução à Psicologia dos Eneatipos – Eneagrama’, com Camile Milagres
Data: 18, 19 e 20 de agosto
Local: Casa Vival | Rua Santo Ângelo, 107, Aldeia, Camaragibe
Inscrições: produção.solution@gmail.com
Informações: (81) 9 9928.7297 | (61) 9 9108.9523


FECHAR