Evento capacita profissionais de saúde do Recife sobre diagnóstico e tratamento da tuberculose

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/08/2017 às 13:13
A tuberculose é considerada a maior causa de morte por doenças infecciosas em adultos (Foto ilustrativa: Internet)
A tuberculose é considerada a maior causa de morte por doenças infecciosas em adultos (Foto ilustrativa: Internet) FOTO: A tuberculose é considerada a maior causa de morte por doenças infecciosas em adultos (Foto ilustrativa: Internet)

A Secretaria de Saúde do Recife iniciou nesta segunda-feira (7) a primeira Semana de Educação em Tuberculose do Distrito Sanitário VIII. O objetivo do encontro é capacitar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) na abordagem correta de pacientes com suspeita de tuberculose, desde a suspeita clínica, passando pela investigação diagnóstica também o acompanhamento dos casos confirmados. A programação segue até a próxima sexta-feira (11), na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana.

Leia também:

» Nova vacina contra tuberculose apresenta resultados promissores

» Tuberculose: Desafio de Pernambuco é reduzir mortalidade, que chega ao dobro da taxa nacional

» OMS alerta sobre importância do enfrentamento à ameaça da tuberculose resistente

» Tosse persistente por mais de 3 semanas pode ser tuberculose. Confira ações educativas sobre a doença

Entre as atividades da Semana, discussões e palestras sobre a doença, seus sintomas e a importância do tratamento, além de apresentações dos indicadores epidemiológicos da doença e laboratório de coleta de BK. Participarão da formação médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, odontólogos, auxiliares de Saúde Bucal, técnicos de Saúde Bucal, profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e agentes de saúde comunitários do Distrito Sanitário VIII (Ibura e Jordão).

Dados

Foram registrados no Recife, em 2015, 1.477 novos casos de tuberculose, sendo 786 de tuberculose da forma pulmonar, com uma porcentagem de 62,1% de cura e 11,4% de abandono. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) também computou quase dez mil pessoas que tiveram contatos com pacientes diagnosticados com a doença e que também precisaram de atendimento.

O Distrito VIII, que realizará o evento, registrou, também em 2015, 81 novos casos de tuberculose. Em 2016, o número subiu para 97. Neste ano, 52 casos estão sendo acompanhados.