Anvisa disponibiliza informações sobre produtos de saúde em bancos de dados online

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/07/2017 às 17:11
Dois novos bancos de dados disponibilizam informações gerais sobre dispositivos médicos, materiais de uso em saúde e produtos de diagnósticos in vitro (Foto ilustrativa: Pixabay)
Dois novos bancos de dados disponibilizam informações gerais sobre dispositivos médicos, materiais de uso em saúde e produtos de diagnósticos in vitro (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Dois novos bancos de dados disponibilizam informações gerais sobre dispositivos médicos, materiais de uso em saúde e produtos de diagnósticos in vitro (Foto ilustrativa: Pixabay)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou em seu site dois bancos de dados com informações sobre dispositivos médicos regularizados com registro válido no órgão. A primeira ferramenta conta com dados básicos, como nome do produto, número do registro (ou cadastro), detentor do registro. nome do fabricante e país de fabricação. Já o segundo é destinado a usuários com conhecimentos avançados em informática. Além de conter os dados do primeiro, a segunda ferramenta guarda números sobre os modelos dos produtos, caso existam.

Para acessar os dados, o usuário deve ter instalado em seu computador um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), pois o acesso é realizado através de um dump de banco de dados. Um SGBD é necessário para importar informações da tabela presente no dump para dentro do banco de dados local do usuário, como um Oracle, MySQL, SQL Server, por exemplo.

Ao disponibilizar esses dois repositórios de informações, a Anvisa permite maior acesso às informações de dispositivos médicos, de acordo com as regras da Lei de Acesso a Informação (LAI). A atualização dos dados é diária, no dia útil anterior à data do acesso (D-1), sempre considerando os produtos que tiveram a validade expirada ou foram cancelados e os novos produtos regularizados.