Hospital Agamenon Magalhães passa a oferecer serviço de hemodinâmica em tempo integral

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/07/2017 às 18:28
O serviço de hemodinâmica está em funcionamento desde 2007, mas foi a partir de julho que passou a ser disponibilizado por 24h (Foto: Alexandre Auler / Acervo JC Imagem)
O serviço de hemodinâmica está em funcionamento desde 2007, mas foi a partir de julho que passou a ser disponibilizado por 24h (Foto: Alexandre Auler / Acervo JC Imagem) FOTO: O serviço de hemodinâmica está em funcionamento desde 2007, mas foi a partir de julho que passou a ser disponibilizado por 24h (Foto: Alexandre Auler / Acervo JC Imagem)

O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, passou a oferecer a partir deste mês aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o serviço de hemodinâmica em tempo integral para pacientes referenciados por meio da Central de Regulação de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde (SUS). A técnica, minimamente invasiva, busca diagnosticar ou tratar problemas cardiológicos.

O serviço está em funcionamento desde 2007, mas foi a partir de julho que passou a ser disponibilizado por 24h. No mês de maio, segundo a SES, foram realizados 197 procedimentos. Desse número, 121 foram cardíacos e 52 angioplastias coronarianas. A demanda do setor se divide em pacientes com alterações cardíacas e procedimento vascular periférico.

Dentro do quadro de procedimentos realizados, está o diagnóstico por meio do cateterismo cardíaco e o tratamento por meio de angioplastia com implante de stent (tubo para desobstrução de artérias). A equipe do Agamenon Magalhães conta com profissionais cardiologistas intervencionistas e cirurgiões vasculares que atuam em procedimentos diversos das patologias do infarto e anginas do peito, quando as artérias coronárias tornam-se estreitas para o fornecimento de sangue suficiente para o funcionamento do coração.

No Grande Recife, o serviço de hemodinâmica também funciona nos hospitais da Restauração (HR), Dom Helder Câmara e Pelópidas Silveira. No interior, desde dezembro de 2016, também é ofertado no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, Agreste pernambucano. O Hospital Agamenon Magalhães realiza, por mês, 800 atendimentos na sua emergência cardiológica.