Ministério lança concurso para mudar design da embalagem de camisinhas masculinas distribuídas no SUS

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/07/2017 às 15:53
Objetivo do concurso é criar camisinhas masculinas com uma identidade mais moderna e atrativa para o público (Foto: Bernardo Soares / Acervo JC Imagem)
Objetivo do concurso é criar camisinhas masculinas com uma identidade mais moderna e atrativa para o público (Foto: Bernardo Soares / Acervo JC Imagem) FOTO: Objetivo do concurso é criar camisinhas masculinas com uma identidade mais moderna e atrativa para o público (Foto: Bernardo Soares / Acervo JC Imagem)

O Ministério da Saúde (MS) lançou nessa segunda-feira (17) um concurso público para definir uma nova identidade visual para os preservativos masculinos distribuídos gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições para o certame, direcionado a estudantes de design gráfico, desenho industrial, arquitetura e publicidade, seguem até o dia 7 de setembro no site direcionado ao projeto. O objetivo é distribuir as camisinhas com nova embalagem até o fim deste ano.

“Com esse concurso, pretendemos criar uma identidade mais moderna e atrativa para o público, a fim de renovar a imagem da camisinha masculina distribuída no Sistema Único de Saúde. A última vez que a embalagem foi modificada faz mais de dez anos”, pontua Adele Benzaken, diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV e Aids, do Ministério da Saúde.

Resultado de uma parceria entre o MS e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a premiação do concurso acontecerá durante o 11º Congresso Brasileiro de HIV/Aids e o 4º Congresso Brasileiro de Hepatites Virais, entre os dias 26 e 29 de setembro, em Curitiba, Paraná. O vencedor terá como prêmio um pacote de viagem de três dias com um acompanhante para um dos sítios do patrimônio Histórico Cultural da Unesco no Brasil.

Incentivar o uso de preservativos, principalmente entre os jovens, tem sido foco de campanhas de prevenção, como a lançada no Carnaval deste ano. Dados do ministério apontam que essa é a faixa etária que menos usa camisinha. Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas indica queda no uso regular do preservativo entre os que têm de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais – de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013 – como com parceiros fixos – queda de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.