Câncer: ANS faz consulta pública para saber procedimentos que devem ser oferecidos pelos planos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/07/2017 às 17:06
Projeto quer saber da sociedade quais medicamentos e procedimentos devem ser incluídos no rol de cobertura obrigatório para pacientes com câncer (Foto ilustrativa: Pixabay)
Projeto quer saber da sociedade quais medicamentos e procedimentos devem ser incluídos no rol de cobertura obrigatório para pacientes com câncer (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Projeto quer saber da sociedade quais medicamentos e procedimentos devem ser incluídos no rol de cobertura obrigatório para pacientes com câncer (Foto ilustrativa: Pixabay)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão do governo responsável por regular os planos de saúde no Brasil, está com consulta pública aberta para determinar medicamentos e procedimentos que devem ser incluídos no rol de coberturas obrigatórios para pacientes com câncer pelas operadoras privadas de saúde, com contratos a partir de 1º de janeiro de 1999. O formulário de propostas é aberto para toda a população e as contribuições podem ser feitas até o dia 26 de julho.

As chamadas terapias-alvo têm sido destaque nas inclusões da ANS. Trata-se de um novo tipo de tratamento de câncer que visa identificar e atacar especificamente as células cancerígenas, provocando poucos danos às células normais. Cada tipo de terapia-alvo funciona de uma maneira diferente, principalmente em relação aos quimioterápicos convencionais, e muitas vezes têm efeitos colaterais menos graves.

Para conferir a lista completa de procedimentos propostos para revisão em 2018 na consulta pública nº 61, os usuários devem acessar o site da ANS. As contribuições devem ser feitas até 26 de julho.

O processo

Para realizar a consulta, o usuário deve entrar no portal da ANS, clicar em 'Participação da Sociedade', 'Consulta Pública' e 'Participar (no campo da edição 61). Logo após, descer até o final da página e clicar em 'Faça sua contribuição'. Depois é só preencher os dados e selecionar o tipo de contribuição. Ao clicar em 'Continuar', o usuário deverá finalizar o processo com uma indicação e uma justificativa da sua contribuição.