Moradores do Coque receberão serviços gratuitos de saúde e cidadania nesta sexta-feira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/07/2017 às 15:31
Aferição de pressão arterial será um dos serviços gratuitos realizados no projeto Colmeia Comunidade para moradores do Coque (Foto ilustrativa: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Aferição de pressão arterial será um dos serviços gratuitos realizados no projeto Colmeia Comunidade para moradores do Coque (Foto ilustrativa: Marcelo Camargo / Agência Brasil) FOTO: Aferição de pressão arterial será um dos serviços gratuitos realizados no projeto Colmeia Comunidade para moradores do Coque (Foto ilustrativa: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Aferição de pressão, teste de hepatite B e C, exame de pele para o diagnóstico da hanseníase e orientação sobre a tuberculose. Estes são apenas alguns dos serviços gratuitos que serão oferecidos nesta sexta-feira (14), das 8h às 16h, para moradores da comunidade do Coque, na área central do Recife. A ação de saúde e cidadania faz parte do projeto Colmeia Comunidade, uma iniciativa do Sesc Pernambuco. As atividades acontecerão no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, também no Centro da capital pernambucana.

Na área de saúde, o Sesc traz para o público teste rápido de colesterol, glicemia, HIV e o de hepatite B e C, avaliação físico funcional com recomendações nutricionais e, ainda, informações sobre os cuidados com a saúde bucal, escovação dental e aplicação de flúor. O Banco de Alimentos do Sesc participará da ação com oficina de aproveitamento integral dos alimentos e o Hemope fará campanha sobre a importância da doação de sangue.

Já o Distrito Sanitário I levará para o Projeto Colmeia vacinação contra a Influenza, orientações sobre tuberculose e hanseníase, informações sobre HIV com a distribuição de preservativos, emissão do Cartão SUS, aferição de pressão arterial, além de exposição de maquete temática, kit entomológico, álbuns seriados, distribuição de panfletos e cartazes.

A Secretaria Estadual de Saúde levará uma ação educativa sobre a Lei Seca, orientando os moradores sobre os riscos da mistura do álcool e direção, além de falar sobre a importância do uso de equipamentos de segurança. O Detran, por sua vez, vai fazer o atendimento do histórico de nada consta de multas, passar informações sobre pontuação da Carteira de Motorista, emissão de taxas, consulta de débitos e atualização de endereço.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estará presente no projeto orientando sobre os direitos previdenciários, assistencial e fazendo a simulação de contagem de tempo e agendamento dos benefícios. O Tribunal de Justiça de Pernambuco fará a emissão de certidão negativa, além dos serviços da Defensoria Pública.

A Compesa estará realizando atendimento comercial e a Secretaria de Assistência Social vai fazer orientação e informar sobre o programa Bolsa Família e o CAD Único. O Seja Digital vai levar para a comunidade do Coque 10 antenistas para instalar o conversor da TV Digital e fazer o agendamento ao público. A beleza também terá vez no Colmeia. Durante todo o dia, haverá corte de cabelo feminino e masculino com os profissionais do Senac e Higienização da pele com a HINODE.

A expectativa é realizar cerca de cinco mil atendimentos nesta edição. O Colmeia Comunidade começou a ser realizado em setembro de 2016 e já passou pelas comunidades do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro, Macaxeira, Bomba do Hemetério, Curado IV e pelas cidades de Gravatá e Paudalho. Em 2017, a iniciativa chegará, no mês de agosto, ao município de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, e passará, ainda este ano, pelos bairros do Vasco da Gama, Coelhos, Ipsep, Prado, Santo Amaro e Jardim São Paulo, no Recife.

Serviço

Projeto Colmeia Comunidade

Data: sexta-feira, 14 de julho

Horário: 8h às 16h

Local: Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano | Avenida Desembargador Guerra Barreto, s/n - Ilha Joana Bezerra, Recife

Horário: 8h às 16h

Acesso gratuito