Atendimentos envolvendo escorpião aumentam 25% em Pernambuco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/07/2017 às 12:39
No primeiro semestre de 2017, foram 706 chamados envolvendo escorpião no Estado, contra 561 em 2016 (Foto ilustrativa: Free Images)
No primeiro semestre de 2017, foram 706 chamados envolvendo escorpião no Estado, contra 561 em 2016 (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: No primeiro semestre de 2017, foram 706 chamados envolvendo escorpião no Estado, contra 561 em 2016 (Foto ilustrativa: Free Images)

Entre janeiro e junho deste ano, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) atendeu 706 chamados envolvendo acidentes com escorpiões. O número é 25,8% maior do que o mesmo período de 2016, com 561 atendimentos. Com esse período chuvoso no Estado, o órgão alerta para os devidos cuidados da população para evitar ao máximo esse tipo de ocorrência.

Leia também:

» Escorpião: saiba o que fazer em caso de picada e onde encontrar o soro em PE após o ataque

» Anti-inflamatório pode evitar a morte de vítimas do escorpião amarelo, sugere estudo

» Ocorrências relacionadas a acidentes com escorpião lideram atendimentos no Ceatox

» Neste período de chuvas, fique atento aos perigos da leptospirose

"Com as chuvas, os escorpiões são desalojados das galerias de esgoto e águas pluviais, procurando abrigo dentro das residências, seja em sapatos, roupas ou na tubulação, podendo ocasionar acidentes. Além de tomar alguns cuidados com a casa, para evitar a entrada do animal, a população precisa saber que, em casos de acidente, é imprescindível lavar o local da picada apenas com água e sabão e seguir para a unidade de saúde mais próxima, para que seja feito o tratamento para dor local", orienta a coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto.

Em casos de picadas em crianças de até 12 anos, pode haver indicação do uso do soro contra o veneno. Nesses registros, o risco de morte é maior. Vale ressaltar que menores picados por escorpiões obrigatoriamente não necessitam tomar o soro específico para picadas de escorpiões. A equipe de saúde deve discutir o caso com os técnicos do Ceatox e verificar se o quadro tem indicativo para fazer o uso do tratamento.

No Estado, o soro está disponível no Hospital da Restauração (Recife), Hospital e Policlínica Jaboatão-Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão). No interior, nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, além do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

O Ceatox conta com uma equipe multiprofissional de plantão 24 horas por dia. A população pode entrar em contato com o órgão através do número 0800.722.6001 (ligação gratuita). Importante lembrar que se a população observar presença de escorpiões nas residências é necessário entrar com contato com a vigilância ambiental municipal e solicitar uma visita ao imóvel.