Pela 1ª vez no NE, Congresso da SBO no Recife abordará avanços e casos diversos na oftalmologia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/07/2017 às 21:02
Entre os destaques da programação de congresso, doenças oculares que atingem a população acima dos 60 anos, como a catarata e o glaucoma (Foto ilustrativa: Pixabay)
Entre os destaques da programação de congresso, doenças oculares que atingem a população acima dos 60 anos, como a catarata e o glaucoma (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Entre os destaques da programação de congresso, doenças oculares que atingem a população acima dos 60 anos, como a catarata e o glaucoma (Foto ilustrativa: Pixabay)

Últimos avanços no tratamento de inúmeras doenças oculares, a exemplo da catarata e do glaucoma, além de cursos diversos sobre os mais variados assuntos na área, como a toxina botulínica e preenchedores faciais. Estes são alguns dos destaques da programação do IX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). O evento, que pela primeira vez acontecerá no Nordeste, tomará o Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife, a partir desta quinta-feira (6). Serão três dias de cursos e palestras.

Leia também:

» Confira alimentos que ajudam a manter a saúde dos olhos

» Hope lança cartilha de acompanhamento para pacientes com diabetes

» Além das articulações: artrite reumatoide pode comprometer olhos, coração e pulmões

» Coçar os olhos pode agravar deformidade na córnea e aumentar grau de astigmatismo

Presidido pelos oftalmologistas pernambucanos Marcelo Ventura, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), e Theophilo Freitas, do Hospital Santa Luzia, o Congresso contará com mais de 300 palestrantes de todo o País. Até agora, o evento já tem cerca de 800 médicos inscritos na programação. A ideia é movimentar o cenário da oftalmologia no Estado e incentivar especialistas locais a apresentar seus trabalhos. "Trazer o congresso da Sociedade para Pernambuco é uma grande oportunidade do Estado divulgar os seus trabalhos na área e transmitir a experiência de nossos médicos para especialistas de outros lugares", ressalta Ventura.

O grande destaque do congresso será o curso sobre o transplante endotelial DMEK, que ocorre pela primeira vez no Estado. A técnica trata de um transplante de córnea que, dentre outras vantagens para o paciente, apresenta menor índice de rejeição, além de recuperação mais rápida e diminuição do índice de indução do grau. Os participantes poderão, inclusive, simular uma cirurgia durante as atividades. Segundo Ventura, se difundido entre os especialistas brasileiros, a técnica trará grandes benefícios para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Imagem dos oftalmologistas Theophilo Freitas (esquerda) e Marcelo Ventura (Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem) Para presidentes do Congresso, evento ajudará a divulgar trabalhos de especialistas pernambucanos entre demais oftalmologistas do País (Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem)

A programação promete ser extensa e diversificada. Os palestrantes devem abordar diversas tecnologias de ponta, como o Eye Protect System, ferramenta aplicada em lentes de óculos que protege os olhos dos efeitos da luz azul nociva e radiação UV. A estética ocular também está na pauta da programação, assim como os casos tratados no cotidiano dos especialistas. "Uma das sessões científicas tratará do dia a dia no consultório e abordará casos normais que se passam diariamente no consultório médico. Muitos casos aparentemente simples mas que, na verdade, são muito interessantes e chamam a atenção dos especialistas", destaca Ventura.

Ainda na grade de atividades, a cerimônia de entrega do 45º Prêmio Variluz. Este ano o homenageado será Celso Marcelo da Cunha, de Cuiabá. O especialista será agraciado na categoria Incentivo à Pesquisa, pelo trabalho 'Correção Óptica e Evolução da Hipermetropia'. O evento conta com comando do oftalmologista Vasco Bravo na Comissão Organizadora e Paulo Sanders, atual presidente da Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco, na Comissão Científica. A grade científica tem, inclusive, mais de 70% de trabalhos de especialistas do Nordeste. O homenageado do IX Congresso Nacional da SBO será o médico Afonso Medeiros, fundador do Instituto de Olhos do Recife (IOR), falecido em agosto do ano passado. O oftalmologista estava entre os três maiores especialistas em biomicroscopia, técnica que avalia as estruturas oculares.

Publicação

A organização lançará o livro 'Família Oftalmológica Brasileira - Seus Descendentes Oftalmologistas'. De autoria de Marcelo Ventura, João Diniz, Marcelo Diniz e João Alberto Holanda de Freitas, a obra é a segunda lançada pela SBO e marca o 95º aniversário da entidade médica. A publicação pretende reunir a maior quantidade possível de conhecimento sobre os especialistas brasileiros. "Nós temos o hábito de não conhecer a nossa história. O livro é fruto da tentativa de reunir e conhecer as principais gerações de oftalmologistas do País", conta Ventura.

Serviço

IX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Data: 6 a 8 de julho (quinta a sábado)

Local: Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center | Avenida A, 4 - Paiva, Cabo de Santo Agostinho - PE

Informações, inscrições e programação completa: www.sbo2017.com.br