Ambulatório de dislipidemias do HC abre vagas de projeto para acompanhar pacientes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/07/2017 às 12:13
Projeto quer acompanhar, principalmente, pacientes com doenças hipercolesterêmicas, quando há aumento na concentração de colesterol no sangue (Foto: Pixabay)
Projeto quer acompanhar, principalmente, pacientes com doenças hipercolesterêmicas, quando há aumento na concentração de colesterol no sangue (Foto: Pixabay) FOTO: Projeto quer acompanhar, principalmente, pacientes com doenças hipercolesterêmicas, quando há aumento na concentração de colesterol no sangue (Foto: Pixabay)

O Ambulatório de Dislipidemias, distúrbio relacionado aos níveis de lipídios no organismo, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) está com vagas abertas para pacientes com doenças hipercolesterêmicas (quando há aumento na concentração de colesterol no sangue) de origem familiar, dislipidemias de difícil controle e outras enfermidades com repercussão dislipidêmicas.

Leia também:

» Apenas 8% das pessoas sabem os valores de colesterol registrados em seus exames

» Confira dicas para manter as taxas de colesterol sob controle e evitar doenças

» Você sabe o que é colesterol? Confira mitos e verdades sobre o assunto

» Novos medicamentos reduzem colesterol e aumentam expectativa de vida de pacientes

O programa do ambulatório, ligado ao Serviço de Endocrinologia da unidade, faz parte do projeto de extensão 'Ambulatório de Dislipidemias e Hipercolestemia Familiar: investigação, diagnóstico e conscientização'. Os médicos de outros serviços do HC, como cardiologia, clínica médica, gastroenterologia e reumatologia, podem encaminhar pacientes com essas doenças para serem acompanhados pelo ambulatório, implantado há cerca de um mês no hospital.

Esses pacientes têm um risco muito aumentado para doenças cardíacas e arteriais. A causa para taxas tão elevadas é genética (nas formas heterozigótica e homozigótica, esta mais rara). Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e tomadas as medidas terapêuticas, mais lenta será a evolução da aterosclerose e de suas consequências (como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral).

As marcações de consultas acontecem às sextas-feiras, a partir das 8h. Os atendimentos são nesse mesmo dia, mas às 7h. Serão seis vagas para pacientes com encaminhamento e interconsultas. Para quem quiser fazer parte das atividades do projeto de extensão projeto, é possível se inscrever. Ainda há vagas para participação para alunos de Medicina, endocrinologistas e residentes de Clínica Médica e de Endocrinologia. Outras informações através do telefone: (81) 2126.3721.