Seminário no Recife nesta terça-feira aborda poder e direitos da mulher negra

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/07/2017 às 15:58
Seminário promovido pela Prefeitura do Recife marcará o Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha (Foto: Pixabay)
Seminário promovido pela Prefeitura do Recife marcará o Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha (Foto: Pixabay) FOTO: Seminário promovido pela Prefeitura do Recife marcará o Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha (Foto: Pixabay)

Políticas públicas, representação na mídia e empoderamento. Estes são alguns dos temas a serem debatidos no seminário 'Negras de Luta: Filhas de Dandara por espaço, poder e direito', iniciativa promovida pela Secretaria da Mulher do Recife. A programação gratuita acontecerá nesta terça-feira (4), das 8h às 17h, no auditório do Paço Alfândega, no bairro do Recife, Centro da cidade.

O primeiro debate será sobre políticas públicas e espaço de poder da mulher negra. O bate-papo será ministrado pela advogada e militante do movimento negro Ana Paula Maravalho e a gerente de fortalecimento sociopolítico das mulheres da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Beatriz Vidal. A segunda mesa tratará sobre a representação da mulher negra nas mídias com a ativista e blogueira Viviana Santiago e a presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM), Laudjane Domingos. Haverá ainda um sarau poético com Luna Vitrolira para homenagear as mulheres negras.

Para finalizar o seminário, a afirmação dos direitos das mulheres negras será o tema do painel com Inaldete Pinheiro, do Movimento Negro Unificado; a capitã do GT Racismo da Polícia Militar de Pernambuco, Lúcia Helena Salgado; Fernanda Falcão da Gerência de Livre Orientação Sexual do Estado; Rose Santos da Gerência de Saúde municipal da Mulher Negra e Girlana Diniz, da Gerência de Igualdade Racial do Recife. A mediação ficará por conta da psicóloga Ceça Costa. Após o debate, haverá a apresentação do balé Ajô Nagô e degustação de comidas de terreiro.

O seminário faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura do Recife durante o mês de julho para marcar o Dia internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.

Programação completa

8h – Credenciamento

9h15 - Um canto para Dandara com Suelanne Sue

9h30 – Mesa de abertura

10h30 - Politicas públicas e espaço de poder da mulher negra Ana Paula Maravalho (Advogada, pós-graduada de direitos humanos e militante do movimento negro)

Debatedora: Beatriz Vidal

11h20 – Debate

12h às 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 - Sarau poético com Luna Vitrolira

13h45 - A representação da mulher negra nas mídias Viviana Santiago (Ativista dos movimentos negros e dos movimentos de mulheres, autora do blog Palavra de Preta e moderadora do grupo Negras Percepções)

Debatedora: Laudjane Domingos

14h30 – Debate

15h – Afirmação dos direitos das mulheres negras Painel com: Inaldete Pinheiro (Movimento Negro Unificado), Valdenice Raimundo, capitã Lúcia Helena Salgado (GT Racismo da Polícia Militar), Fernanda Falcão (Gerência de Livre Orientação Sexual do Estado), Rose Santos (Gerência de Saúde da Mulher Negra), Girlana Diniz (Gerência de Igualdade Racial do Recife)

Mediação: Ceça Costa

16h00 – Debate 1

16h30 – Encerramento com balé Ajô Nagô

16h45 - Comidas de terreiro com Rose Santos

Serviço

Seminário 'Negras de Luta: Filhas de Dandara por espaço, poder e direito'

Data: terça-feira, 4 de julho

Horário: 8h às 17h

Local: auditório do Paço Alfândega | Rua Alfândega, 35 - Recife, PE

Informações: www.recife.pe.gov.br