Quem deve se vacinar contra raiva após ser mordido por animal? Médica responde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/06/2017 às 19:51
"A raiva é uma doença rara, mas uma doença fatal. Por isso é obrigatório procurar um posto de saúde para tomar a vacina após ser mordido pelo animal", alertou a médica Ana Flávia Campos durante entrevista (Foto: Guga Matos / JC Imagem)
"A raiva é uma doença rara, mas uma doença fatal. Por isso é obrigatório procurar um posto de saúde para tomar a vacina após ser mordido pelo animal", alertou a médica Ana Flávia Campos durante entrevista (Foto: Guga Matos / JC Imagem) FOTO: "A raiva é uma doença rara, mas uma doença fatal. Por isso é obrigatório procurar um posto de saúde para tomar a vacina após ser mordido pelo animal", alertou a médica Ana Flávia Campos durante entrevista (Foto: Guga Matos / JC Imagem)

Após a morte de Adriana Vicente da Silva, 36 anos, na noite dessa quinta-feira (29), com suspeita de raiva humana, muitas dúvidas em torno da doença que fez a última vítima fatal em Pernambuco há mais de dez anos voltam a surgir. A paciente, que deu entrada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife, no último dia 26, foi mordida por um gato e não procurou o serviço público de saúde para ser vacinada.

A profilaxia após exposição ao vírus da raiva por mordedura/arranhadura de animal infectado foi o principal questionamento dos internautas durante o programa Casa Saudável, da TV JC, desta sexta-feira (30). "A raiva é uma doença rara, mas é fatal. A população precisa ter esta consciência. Após mordedura ou arranhadura por algum animal, mesmo que ele seja vacinado contra doença, é obrigatório que se procure o serviço de saúde para que o profissional capacitado verifique se é necessário realizar a profilaxia. E essa procura deve ser imediata", ressaltou a entrevistada Ana Flávia Campos, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Doenças Infectoparasitárias do Huoc.

Na capital pernambucana as policlínicas Lessa de Andrade, na Madalena, Zona Oeste, e a Barros Lima, em Casa Amarela, na Zona Norte, são as unidades de saúde de referência para a profilaxia da raiva humana. Vale reforçar que a indicação para vacina não serve para pessoas que não tenham sido mordidas. “Se a pessoa não foi exposta, não há nenhuma razão para fazer a profilaxia”, enfatiza a médica.

A melhor forma de prevenção continua sendo a vacinação efetiva de cães e gatos. Esse olhar atento pode ajudar, e muito, a reduzir o ciclo urbano da doença. Por isso, os donos de bichos de estimação devem ficar atentos ao calendário de vacinal antirrábica para cães e gatos em suas cidades. Ao longo dessa quarta (28), a Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife executou o protocolo de bloqueio vacinal, conforme recomendação do Ministério da Saúde. As ações foram iniciadas na área onde o gato que mordeu a vítima circulava (proximidades da Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista). Até a quinta-feira, foram visitados 4.972 imóveis, além de ser vacinados 117 animais.