Anvisa abrirá consulta pública para agilizar registro de medicamentos para doenças raras

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/06/2017 às 10:09
Consulta prevê norma para procedimento especial no registro de substâncias para o tratamento, diagnóstico ou prevenção de doenças raras (Foto ilustrativa: Pixabay)
Consulta prevê norma para procedimento especial no registro de substâncias para o tratamento, diagnóstico ou prevenção de doenças raras (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Consulta prevê norma para procedimento especial no registro de substâncias para o tratamento, diagnóstico ou prevenção de doenças raras (Foto ilustrativa: Pixabay)

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a cada 100 mil pessoas, 65 convivem com doenças raras no País. Pensando em agilizar o acesso dos pacientes aos medicamentos, o órgão abrirá consulta pública com uma proposta de norma para procedimento especial no registro de substâncias para o tratamento, diagnóstico ou prevenção dessas enfermidades. O prazo para envio de começa na próxima terça-feira (27) e seguirá até 26 de julho.

Leia também:

» Teste do pezinho pode ajudar a diagnosticar doenças raras

» Despesas ‘inesperadas’: gasto com medicamentos e tratamentos pedidos na Justiça é de R$ 150 mi em PE

» Todos de mãos dadas para alertar sobre desafios de conviver com doenças raras

» Pernambuco firma parceria para criação de políticas públicas que auxiliem crianças com doenças raras

O objetivo é que seja adotado um procedimento especial para registro de medicamentos e produtos biológicos utilizados nos tratamentos de doenças raras. Além de reduzir o período de análise das petições, o texto prevê a diminuição do tempo que as empresas demoram para submeter a solicitação de registro no Brasil. A proposta está na Consulta Pública 355/17, publicada na última terça (20).

De acordo com o texto, a empresa deverá solicitar à Anvisa uma reunião de pré-submissão para apresentação do produto em até 60 dias após a primeira solicitação de registro em outra agência reguladora do mundo. A proposta de norma prevê procedimento especial de registro para medicamentos para tratamento, diagnóstico ou prevenção de doenças raras e anuência de ensaios clínicos a serem realizados no Brasil para avaliação desses medicamentos. A Anvisa também poderá, independente de solicitação, designar medicamentos para doenças raras.