PE convoca pais para vacinação das crianças contra gripe; mais de 67 mil precisam ser imunizadas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/06/2017 às 11:32
Este ano Pernambuco ainda precisa vacinar 67.125 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos (Foto: Clemilson Campos/Acervo JC Imagem)
Este ano Pernambuco ainda precisa vacinar 67.125 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos (Foto: Clemilson Campos/Acervo JC Imagem) FOTO: Este ano Pernambuco ainda precisa vacinar 67.125 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos (Foto: Clemilson Campos/Acervo JC Imagem)

Durante o período da campanha de imunização em Pernambuco deste ano, foram vacinadas contra gripe 2.362.651 de pessoas - entre elas, mais de 1,9 milhão dos grupos formados por crianças, idosos, trabalhadores de saúde, gestantes puérperas, indígenas e professores. Mas Pernambuco ainda precisa vacinar 67.125 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos. É o grupo, no Estado, com menor cobertura vacinal (89,3%) e que ainda não atingiu a meta.

Leia também:

Gripe: qual o perigo de não vacinar crianças?

Catapora: Crianças devem tomar uma ou duas doses da vacina? Pediatra esclarece

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), Ana Catarina de Melo, ressalta que os postos de saúde que ainda contam com vacinas continuam recebendo aqueles que ainda não foram imunizados. "Nossa principal chamada é para os pais ou responsáveis de crianças entre 6 meses e menores de 5 anos que ainda não as levaram até um posto de saúde. Esse é um ato importante e que vai trazer prevenção para esses pequenos cidadãos", esclarece.

Em Pernambuco, entre os 950 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), uma complicação séria da gripe, 59 tiveram resultado laboratorial positivo para influenza A(H3N2), sendo quase metade (49,2%) em crianças menores de 4 anos. São casos que poderiam ter sido evitados com a vacinação. Outros 28,8% registros de SRAG foram em idosos, outro grupo contemplado pela vacina. Também foram confirmados 15 casos para influenza B.

O total de casos de SRAG deste ano representa um aumento de 8,2% em relação a 2016, com 878 registros. Em 2016, foram confirmados 63 para influenza A(H1N1) e 3 para influenza B. Até o momento, foram confirmados dois óbitos para influenza A(H3N2).

Meta

Em todo o Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), apenas quatro Estados (Amapá, Alagoas, Paraná e Pernambuco) atingiram a meta da vacinação contra a gripe, cujo objetivo era imunizar, no mínimo, 90% do público-alvo da campanha de 2017. Para Ana Catarina de Melo, o fato de Pernambuco ter atingido a meta da campanha de vacinação contra gripe é importante porque mostra que o Estado conseguiu imunizar a maior parte da população que tem risco de apresentar agravamento das doenças provocadas pelos três vírus da influenza contidos na vacina. "Os números também mostram o esforço de todos os setores estaduais e municipais ligados ao processo para que a meta fosse atingida, sendo necessário também um agradecimento a todos envolvidos nessa campanha", afirma Ana Catarina.