Envelhescência é tema da palestra de lançamento de programa da UFRPE de atenção ao idoso

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/06/2017 às 12:14
Programa de Atenção à Saúde do Idoso da UFRPE atende pessoas acima de 60 anos que moram nas comunidades circunvizinhas do campus, além de servidores inativos com o mesmo perfil (Foto ilustrativa: Pixabay)
Programa de Atenção à Saúde do Idoso da UFRPE atende pessoas acima de 60 anos que moram nas comunidades circunvizinhas do campus, além de servidores inativos com o mesmo perfil (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Programa de Atenção à Saúde do Idoso da UFRPE atende pessoas acima de 60 anos que moram nas comunidades circunvizinhas do campus, além de servidores inativos com o mesmo perfil (Foto ilustrativa: Pixabay)

No mês em que se debate o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15/6), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) traz uma reflexão para o envelhecer saudável com o lançamento do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), que ocorrerá às 8h da próxima quarta-feira (21/6), no Departamento de Educação Física (Defis) da UFRPE, Campus Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. A cerimônia de lançamento, aberta ao público em geral, contará com a palestra Envelhescência, ministrada pela professora do Defis Nayana Pinheiro Tavares, que é especialista em gerontologia e coordena o programa. 

Leia também: 

Após os 80 anos, idosos celebram maturidade e compartilham segredos da boa longevidade

No Recife, empresa oferece serviços de transporte e acompanhamento para idosos em atividades diárias

Musicoterapia: saiba como as melodias estimulam a memória e previnem problemas de deglutição em idosos

O termo envelhescência parte da junção de fragmentos das palavras envelhecimento e senescência - esta última abrange todas as alterações produzidas no organismo do ser humano e que são diretamente relacionadas à passagem dos anos, sem relação com doenças. São alterações pelas quais o corpo passa que são decorrentes do processo natural de envelhecimento e que não caracterizam doenças. São exemplos de senescência: embranquecimento dos cabelos, perda de flexibilidade da pele e aparecimento de rugas.

Durante o lançamento do Paisi, também haverá a apresentação da dançarina de frevo Zenaide Bezerra, de 67 anos. A secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, participa do evento, representando o apoio da Prefeitura do Recife ao programa. Ao final, os participantes festejam no Arrasta-pé do Paisi.

São 18 idosos inscritos na primeira turma do programa, que tem o objetivo de proporcionar a inclusão, a saúde, subsídios teóricos e práticos, visando a uma melhor compreensão da fase e ao autoconhecimento, a partir de descobertas e possibilidades de melhores condições de vida.

O programa atende pessoas acima de 60 anos, moradoras das comunidades circunvizinhas do campus, além de servidores inativos com o mesmo perfil.

Atividades

Os participantes recebem avaliação médica, assistência nutricional e odontológica, supervisão de atividades físicas e acompanhamento psicossocial, por meio de palestras e ações educativas, com o apoio da equipe do Departamento de Qualidade de Vida.

Com inscrições abertas a cada semestre, o programa tende a ser ampliado e, junto aos parceiros institucionais, deve se tornar uma iniciativa permanente de extensão e inclusão da UFRPE.