Musicoterapia: saiba como as melodias estimulam a memória e previnem problemas de deglutição em idosos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/06/2017 às 11:02
Segundo fonoaudióloga, as músicas trazem recordações e, dessa maneira, trabalham a memória (Foto ilustrativa: Pixabay)
Segundo fonoaudióloga, as músicas trazem recordações e, dessa maneira, trabalham a memória (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Segundo fonoaudióloga, as músicas trazem recordações e, dessa maneira, trabalham a memória (Foto ilustrativa: Pixabay)

O espaço BuscaVida, na Encruzilhada, Zona Norte do Recife, realiza grupos terapêuticos com música para idosos. A atividade promove a socialização, mantêm habilidades de comunicação, memória e linguagem, segundo a fonoaudióloga e gerontóloga Ana Karina Gurgel. O trabalho de musicoterapia é feito em parceria com a musicoterapeuta Ziuna Cirne.

Leia também:

Após os 80 anos, idosos celebram maturidade e compartilham segredos da boa longevidade

Saiba por que ouvir música faz a malhação render mais

"Através da musicoterapia, também trabalhamos respiração e cognição. Os exercícios vocais, realizados nesses encontros, também ajudam a prevenir problemas de deglutição nos idosos", destaca Ana Karina. "Precisamos da prega vocal (tecido musculoso da laringe) para usar a voz e fazer a deglutição. Então, a musicoterapia proporciona a manutenção dessa estrutura rígida e firme. É preciso que a prega vocal funcione bem para diminuir a chance de desencadear dificuldade na deglutição."

Nos idosos, a disfagia (definida como qualquer dificuldade na condução do alimento da boca até o estômago em todas as suas fases) é mais comum do que em outras faixas etárias e tem o engasgo como um sinais evidentes.

Memória

A cada encontro de musicoterapia, são usados o teclado e instrumentos de percussão. "Neste mês de junho, trabalhamos com as músicas juninas, os ritmos do São João, a história por trás da festa e as comidas típicas. As músicas trazem recordações e, dessa maneira, também trabalham a memória", frisa a fonoaudióloga. Ela acrescenta que, embora seja feito um trabalho de forma lúdica com os idosos, não se trata de um momento apenas recreativo. "Fazemos um reabilitação de forma prazerosa."

Atualmente sete idosos participam dos grupos terapêuticos, que são voltados para idosos que buscam um envelhecimento ativo. A musicoterapia, que dura cerca de uma hora e trinta minutos, é realizada às segundas-feiras, das 13h30 às 15h, no BuscaVida. Cada sessão custa R$ 120. Informações: 81 3097-3087.