Levantamento aponta que busca por corpo ideal supera preocupação com a saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/06/2017 às 20:52
Preocupação com a estética do corpo está presente em 56% das menções nas redes sociais como razão para busca por dietas e exercícios físicos (Foto ilustrativa: Pixabay)
Preocupação com a estética do corpo está presente em 56% das menções nas redes sociais como razão para busca por dietas e exercícios físicos (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Preocupação com a estética do corpo está presente em 56% das menções nas redes sociais como razão para busca por dietas e exercícios físicos (Foto ilustrativa: Pixabay)

Um estudo realizado pela Le Fil, empresa que impulsiona negócios a partir de soluções digitais, constatou que a busca pelo corpo ideal por estética supera a saúde. Realizado entre março e maio deste ano, o levantamento analisou 495 menções com as expressões “dieta”, “atividade física” e “vida saudável” nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). A preocupação com a beleza física está presente em 56% dos registros como a razão para a procura por dietas e exercícios físicos.

Faça o teste

Você se considera uma pessoa com hábitos saudáveis? Que tal testar seus conhecimentos e saber se realmente você está fazendo as coisas da forma correta? Clique na imagem abaixo, conecte-se com seu Facebook, responda o quiz e compartilhe seu resultado com os amigos :)

Leia também:

» Dietas da moda podem trazer riscos à saúde. Especialista alerta para cuidados com a alimentação

» Amigos e vizinhos estimulam a prática de atividade física, aponta pesquisa

» Dieta da população brasileira está cada vez mais padronizada, aponta estudo

» Especialista ressalta importância de conciliar nutrição com atividade física

O risco à saúde que uma vida sedentária pode trazer aparece em segundo lugar, com apenas 32% do total de menções nas redes sociais. Entre os caminhos para atingir o objetivo, a prática de exercícios aparece em primeira colocação, com 42% das citações, enquanto as dietas e a reeducação alimentar estão em 28% das menções. Entre os que aderiram às rotinas de atividades físicas, a academia ainda é a primeira opção dos internautas, figurando em 68% das citações. O crossfit correspondeu a 12% das menções; já 9% das menções listaram treino funcional. Caminhadas e esportes em geral ficaram com 8% e 3%, respectivamente.

A pesquisa também revelou que a preocupação com boa forma e a vida saudável tem alavancado a busca por dietas e reeducação alimentar. Entre as citações analisadas, 28% ressaltaram a importância da reeducação alimentar para a adesão a um estilo de vida saudável. Já a procura por dietas representou 12% do total. Entre as mais citadas estão a paleolítica, baseada em carboidratos oriundos de frutas e vegetais e carne magra, e a Low carb, que consiste na redução da ingestão de carboidratos por dia. Elas representaram, respectivamente, 45% e 37% do total de menções. Outras dietas, a exemplo da Detox e a Low sodium, também figuram na lista.