Hemope conta com 80 mil cadastrados como doadores de sangue

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/06/2017 às 15:38
Cerca de 300 pessoas comparecem diariamente ao Hemocentro Recife para doar sangue (Foto ilustrativa: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Cerca de 300 pessoas comparecem diariamente ao Hemocentro Recife para doar sangue (Foto ilustrativa: Marcelo Camargo / Agência Brasil) FOTO: Cerca de 300 pessoas comparecem diariamente ao Hemocentro Recife para doar sangue (Foto ilustrativa: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Neste 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, vale reforçar a importância de um gesto simples que tem o poder de salvar vidas. Em Pernambuco cerca de 80 mil pessoas estão cadastradas como doadoras na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), um dos principais órgãos na área atuantes no Estado. Por mês, a unidade realiza, em média, 8 mil doações de sangue. No Hemocentro Recife, na área central da capital pernambucana, posto de maior fluxo, cerca de 300 pessoas doam sangue diariamente. Os números são bons? Poderiam ser infinitamente melhores se a população buscasse constantemente informações corretas sobre esse gesto de solidariedade.

Leia também:

» Confira 7 mitos e verdades sobre o procedimento

» Aplicativo fideliza doadores de sangue

Segundo a supervisora de captação de doadores do Hemocentro Recife, Josinete Gomes, os homens correspondem a 73% do percentual de doadores. No entanto, o alto percentual de homens doadores não quer dizer que as mulheres não se sensibilizem com a causa. “Com um ritmo de vida muito mais acelerado, a mulher geralmente tem menos disponibilidade. Além do cotidiano corrido, a alimentação também é muito irregular, então quando se candidatam, muitas apresentam taxas que não são adequadas para a doação. Mas elas são as maiores multiplicadoras de nossos trabalhos, inclusive atuam bastante na divulgação das campanhas”, explica a supervisora.

Alguns mitos perpetuados são um dos principais obstáculos para a doação de sangue. O hábito de comparecer em jejum nos postos de coleta por associar à rotina adotada em exames de sangue nos laboratórios é um deles. Por isso a importância de buscar os órgãos responsáveis em busca de informações corretas. Em Pernambuco, o Hemope disponibiliza um número gratuito (0800 081 1535) para dúvidas e agendamento de doações.

Principais recomendações

1. Identificação

É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto.

2. Idade

O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.

3. Peso

O doador deve pesar no mínimo 50 kg.

4. Pulso

Características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm.

5. Menstruação

Não contra-indica a doação. As mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal.

6. Alimentação

O doador não deve doar em jejum, nem após uma alimentação copiosa (gordurosa). Deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas).

7. Saúde

É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente.

8. Atividades

O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não pode doar sangue. Qualquer critério para a doação pode ser alterado pelo triagista, a quem cabe, de acordo com a análise do candidato à doação, a autorização final.