Despesas 'inesperadas': gasto com medicamentos e tratamentos pedidos na Justiça é de R$ 150 mi em PE

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/06/2017 às 11:05
Em Pernambuco, reunião discute principais problemas do setor da saúde no Nordeste e encaminhamentos de demandas comuns para discussão com o Ministério da Saúde (Foto: Pixabay)
Em Pernambuco, reunião discute principais problemas do setor da saúde no Nordeste e encaminhamentos de demandas comuns para discussão com o Ministério da Saúde (Foto: Pixabay) FOTO: Em Pernambuco, reunião discute principais problemas do setor da saúde no Nordeste e encaminhamentos de demandas comuns para discussão com o Ministério da Saúde (Foto: Pixabay)

Pernambuco sedia, nesta sexta-feira (9), o Encontro de Secretários de Saúde dos Estados do Nordeste, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O evento acontece no auditório da Secretaria de Administração do Estado (SAD), no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. No encontro, são apresentadas experiências dos Estados, e os gestores estaduais discutem os principais problemas do setor de Saúde na região.

Leia também:

Menino pede insulina de presente no aniversário. Medicamento está em falta na Farmácia de PE

Pernambuco firma parceria para criação de políticas públicas que auxiliem crianças com doenças raras

Aumentam liminares favoráveis ao tratamento da hepatite C em Pernambuco

O secretário de Saúde de Pernambuco e vice-presidente do Conass, Iran Costa, acrescenta que as despesas da Saúde com judicialização (situação em que um juiz decide que o SUS deve pagar um medicamento, tratamento ou internamento que não é atendido pela rede) no Estado também são um tema de destaque do encontro. "Só em Pernambuco, são gastos 150 milhões de reais por ano com a judicialização da saúde", destaca Iran. No fim do evento, será elaborada uma pauta de demandas comuns para serem entregues ao Ministério da Saúde.  "Vamos criar um documento para o enfrentar o problema de financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde)", acrescenta.

No encontro, secretários de Saúde do Nordeste buscam, em conjunto, soluções para os problemas regionais (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)

A reunião também conta com a presença do presidente do Conass e secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, e do secretário executivo do Conselho, Jurandir Frutuoso. Entre os temas debatidos, além do financiamento do SUS, estão os medicamentos de alto custo, o impacto da epidemia de acidentes de moto sobre as redes estaduais e as ações de prevenção à saúde para a população atingida pelas fortes chuvas das últimas semanas em alguns municípios da região.

Durante o evento, o secretário de Saúde de Pernambuco e vice-presidente do Conass, Iran Costa, faz uma explanação sobre o panorama da Saúde no Estado. “Nosso objetivo, com esse encontro, é buscar em conjunto soluções para os problemas regionais, além de compartilhar práticas exitosas dos Estados”, ressalta o secretário.

O secretário de estado de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde em março, quer usar o encontro como modelo para as outras regiões do País. “Uma das prioridades da nossa gestão no Conass é dar continuidade e aprofundar a troca de experiências e boas práticas entre as secretarias estaduais de Saúde", afirma Michele Caputo Neto.