Gripe: PE atinge meta mínima da vacinação, mas 223 mil pessoas do grupo prioritário ainda precisam se imunizar

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/06/2017 às 15:09
Campanha de vacinação contra gripe termina na sexta-feira, dia 9 de junho (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)
Campanha de vacinação contra gripe termina na sexta-feira, dia 9 de junho (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação) FOTO: Campanha de vacinação contra gripe termina na sexta-feira, dia 9 de junho (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)

Até o início da tarde desta quarta-feira (7/6), Pernambuco vacinou 2.106.496 pessoas contra gripe. O número representa 90,4% do público prioritário para a imunização. Dessa maneira, o Estado atinge a meta mínima da campanha. Apesar disso, 223 mil pernambucanos ainda precisam ser vacinados, principalmente as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, que estão com uma cobertura de 75%. A campanha, que continua exclusiva para os grupos prioritários, termina na sexta-feira (9).

Leia também: 

Gripe: PE não tem doses da vacina suficientes para estender campanha para toda a população

Gripe: qual o perigo de não vacinar crianças? Mais de 200 mil ainda precisam ser imunizadas em PE

Devem ser vacinados idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores dos ensinos básico e superior de escolas públicas e privadas e profissionais de saúde. Vale ressaltar que quem tomou a vacina no ano passado e continua dentro dos grupos prioritários também deve ser imunizado.

Dados

Até o dia 20 de maio, Pernambuco registrou 782 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), com 55 casos com resultado laboratorial positivo para influenza H3N2, sendo 27 (49,2%) em crianças menores de 4 anos e 15 (27,3%) em idosos, grupos contemplados pela vacina. Também foram confirmados 15 casos para influenza B.

O total de casos de SRAG deste ano representa um aumento de 6,5% em relação a 2016, com 7314 registros. Em 206, foram confirmados 63 para influenza H1N1 e 2 para influenza B. Até o momento, foi confirmado um óbito para influenza H3N2.