Dia Internacional do Yoga terá atividades gratuitas no Recife e interior do Estado

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/06/2017 às 18:28
Serão mais de dez dias de atividades gratuitas no Recife e interior do Estado para contemplar prática milenar que traz benefícios para o corpo e mente (Foto: Luiz Pessoa / JC Imagem)
Serão mais de dez dias de atividades gratuitas no Recife e interior do Estado para contemplar prática milenar que traz benefícios para o corpo e mente (Foto: Luiz Pessoa / JC Imagem) FOTO: Serão mais de dez dias de atividades gratuitas no Recife e interior do Estado para contemplar prática milenar que traz benefícios para o corpo e mente (Foto: Luiz Pessoa / JC Imagem)

Em dezembro de 2014 a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em sua 69ª Assembleia Geral, o Dia Internacional do Yoga. A data, celebrada todo 21 de junho, tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre os benefícios da prática milenar que traz benefícios não só para o corpo, mas também para a mente. Para quem quer conhecer mais sobre a técnica, eis uma boa notícia: Pernambuco terá uma programação gratuita ao longo dos próximos dias. No Grande Recife, as atividades acontecerão, a partir da próxima sexta-feira (9), na capital pernambucana e em Olinda. O interior do Estado será contemplado com atividades em Caruaru e Surubim, no Agreste.

Leia também:

» Psicólogo explica como práticas de meditação mindfulness ajudam a enfrentar pressões e desafios do dia a dia

» Mindfulness: Conheça técnicas de meditação e respiração para afastar o estresse e ter mais foco

Serão mais de dez dias de programação, com práticas para todos os públicos: adultos, gestantes e até crianças. A primeira atividade em celebração ao Dia Internacional do Yoga, na sexta-feira, será a já tradicional meditação da lua cheia. Os encontros acontecerão na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e no Parque da Jaqueira, Zona Norte da capital pernambucana. Ao longo da semana, haverá outros diversos eventos, como palestras e rodas de conversa.

Programação completa

O ponto alto da programação no Recife será no dia 18 de junho, no Parque Santana, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte da cidade. Serão mais de dez horas de atividades, desde apresentação de dança indiana, passando por sessão de meditação pela paz, até entoação de mantras. O encontro será encerrado com show organizado por voluntários. "O objetivo do evento é unir Pernambuco aos demais estados brasileiros e outros Países que comemoram o Dia Internacional do Yoga, inserindo a programação no calendário de eventos anuais permanentes no Estado. A ideia é vivenciar a data propiciando aos participantes diferentes formas de interação, unindo as pessoas em um momento único para fazer ioga e meditar em sintonia internacional com a intenção de promover a paz", explica a organizadora do evento, Nida Alves.

Imagem de mulher fazendo postura de ioga (Foto: Divulgação / Arte de Viver Brasil) Objetivo da ioga é unir corpo, alma e mente em busca do perfeito equilíbrio (Foto: Divulgação / Arte de Viver Brasil)

Em Pernambuco, a programação em homenagem à data é coordenada pela entidade social Arte de Viver, fundada pelo indiano Sri Sri Ravi Shankar. Presente em mais de 160 países, a organização tem como objetivo difundir programas de eliminação do estresse. Meditação e ioga são os pilares da Arte de Viver. Atualmente, a entidade tem sede no Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Salvador.