Gripe: PE não tem doses da vacina suficientes para estender campanha para toda a população

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/06/2017 às 16:25
Em Pernambuco, a ampliação da oferta da vacina da gripe para a população em geral dependerá do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
Em Pernambuco, a ampliação da oferta da vacina da gripe para a população em geral dependerá do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem) FOTO: Em Pernambuco, a ampliação da oferta da vacina da gripe para a população em geral dependerá do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Após o Ministério da Saúde ter anunciado, na tarde da sexta-feira (2), que decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe a toda a população (por ainda ter 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas para todo o Brasil), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) esclareceu, na manhã deste sábado (3) que, no Estado, a campanha de vacinação continua voltada, neste momento, apenas para o púbico-alvo já definido: crianças entre 6 meses e 4 anos, gestantes, mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, pessoas com doenças crônicas (mediante prescrição médica), profissionais de saúde, indígenas e professores em atividade.

"A medida vem sendo adotada, inclusive, por outros Estados do País", diz a SES, em nota de esclarecimento. Em Pernambuco, a ampliação da oferta da vacina da gripe para a população em geral, segundo a secretaria, dependerá do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde, já que o quantitativo disponível no momento não é suficiente para atender toda a população pernambucana.

Até a manhã deste sábado (3), Pernambuco já vacinou 1.999.494 pessoas contra a influenza. Esse quantitativo representa 85,8% do total de 2.329.874 de pessoas inclusas nos grupos prioritários. A meta é imunizar, no mínimo, 90% dessa população. A campanha segue até o próximo dia 9 de junho.