Atendimento a casos de doenças respiratórias, diarreia e suspeita de leptospirose no 1º dia do hospital de campanha

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/06/2017 às 11:05
A maioria dos pacientes que tem procurado o hospital apresenta sintomas de doenças respiratórias, diarreia, vômito e febre (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
A maioria dos pacientes que tem procurado o hospital apresenta sintomas de doenças respiratórias, diarreia, vômito e febre (Foto: Diego Nigro/JC Imagem) FOTO: A maioria dos pacientes que tem procurado o hospital apresenta sintomas de doenças respiratórias, diarreia, vômito e febre (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Com informações da repórter Ciara Carvalho (do Jornal do Commercio), em Rio Formoso

Até as 10h30 desta sexta-feira (2), primeiro dia de funcionamento do hospital de campanha montado em Rio Formoso (município da Zona da Mata Sul de Pernambuco que teve as unidades de saúde mais atingidas pelas fortes chuvas do último fim de semana), 22 pacientes já receberam assistência dos profissionais de saúde que estão na unidade móvel instalada pelo Exército. A maioria dos pacientes que tem procurado o hospital apresenta sintomas de doenças respiratórias, como gripe e asma, como também diarreia, vômito e febre. Entre os idosos, há casos de diabetes descompensada.

Além disso, um caso tem chamado atenção do Exército: um paciente, cortador de cana-de-açúcar, que está sendo atendido neste primeiro dia do hospital de campanha, apresenta sintomas de leptospirose: febre, dor de cabeça, no corpo e na panturrilha.

Assista ao vídeo com o secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa:

O paciente recebe tratamento feito com hidratação e passa por exames de sangue, além de contar com outros cuidados. Se a suspeita de leptospirose for confirmada, ele será encaminhado para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

A leptospirose é uma doença transmitida aos seres humanos pelo contato da pele ou conjuntivas com água ou lama contaminadas pela urina de animais portadores de leptospira, principalmente ratos. Em situações pós-enchentes, é importante a população ficar atenta a sintomas da doença: febre, dor de cabeça, dor muscular (principalmente nas pernas, na área das panturrilhas). Os sintomas podem aparecer até 30 dias após o contato com a água ou lama. Também podem ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas graves, pode aparecer icterícia (pele olhos amarelos), sangramento e alterações urinárias.

Saiba mais

O hospital de campanha está localizado no km 57 da PE-60. É voltado para o atendimento de urgência e emergência, com funcionamento 24 horas, e vai contar com atuação de equipes do Exército e da secretaria de Saúde de Rio Formoso, composta por clínico geral, pediatra, ortopedista e infectologista, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

O hospital de campanha está localizado no km 57 da PE-60 e é voltado para o atendimento de urgência e emergência, com funcionamento 24h (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Em sua estrutura, instalada em uma área de 480 metros quadrados, o hospital conta com sala de triagem, sala vermelha, posto de enfermagem, laboratório, farmácia, sala de procedimentos, almoxarifado, enfermaria com sete leitos e apoio de duas ambulâncias, uma básica e outra de suporte avançado (UTI).

“Até que se reestruture outro serviço no município, ou se requalifique o hospital que está fechado, o hospital de campanha vai garantir o atendimento de urgência e emergência à população”, ressalta o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

No município de Rio Formoso, o Hospital Municipal Maria José Monteiro, único da cidade, foi interditado pela Defesa Civil e seis postos de Saúde também estavam impossibilitados de funcionar. Após atuação das equipes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do município, três postos foram reabertos. Além disso, o Ambulatório de Especialidades, a Central de Assistência Farmacêutica, o local onde funcionava o Programa de Imunização e o prédio da própria secretaria municipal de Saúde foram atingidos pelas enchentes.