Sobe para 70 o número de casos de síndrome respiratória aguda grave causados por gripe em PE

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/05/2017 às 11:19
A síndrome respiratória aguda grave é uma das complicações mais severas da gripe. É caracterizada por febre, tosse ou dor de garganta e desconforto respiratório. Há necessidade de os pacientes serem internados (Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem)
A síndrome respiratória aguda grave é uma das complicações mais severas da gripe. É caracterizada por febre, tosse ou dor de garganta e desconforto respiratório. Há necessidade de os pacientes serem internados (Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem) FOTO: A síndrome respiratória aguda grave é uma das complicações mais severas da gripe. É caracterizada por febre, tosse ou dor de garganta e desconforto respiratório. Há necessidade de os pacientes serem internados (Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem)

Até o dia 20 de maio, Pernambuco registrou 782 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), com 55 casos com resultado laboratorial positivo para influenza A(H3N2), sendo 27 (49,2%) em crianças menores de 4 anos e 15 (27,3%) em idosos - ambos os grupos são prioritários para se vacinar contra gripe. Também foram confirmados 15 casos para influenza B. Com isso, sobe para 70 o número de casos de SRAG causados por dois vírus da gripe: A(H3N2) e B. A síndrome, que é uma das complicações mais delicadas da gripe, é caracterizada por febre, tosse ou dor de garganta, associado à dispneia ou desconforto respiratório. Há necessidade de os pacientes serem internados.

Leia também:

Gripe: qual o perigo de não vacinar crianças? Mais de 200 mil ainda precisam ser imunizadas em PE

Mais de 2,3 milhões de pernambucanos devem se vacinar contra a gripe

PE confirma primeira morte por gripe em 2017. Vítima é idosa que tinha doença crônica

O total de casos de SRAG deste ano representa um aumento de 6,5% em relação a 2016, com 734 registros. Em 2016, foram confirmados 63 para influenza A(H1N1) e 2 para influenza B. Até o momento, foi confirmado um óbito para influenza A(H3N2) neste ano.

Cuidados

A vacinação é uma das medidas preventivas para gripe. Para evitar a doença e a sua transmissão, alguns cuidados são importantes: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos e maçanetas).

Ainda é fundamental manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, privando-se de suas atividades de trabalho, estudo, atividades sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.