Após chuvas, Secretaria de Saúde de PE alerta para os perigos do consumo de água contaminada

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/05/2017 às 10:10
Catende é um dos municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco que estão em situação de calamidade por causa das chuvas (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
Catende é um dos municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco que estão em situação de calamidade por causa das chuvas (Foto: Diego Nigro/JC Imagem) FOTO: Catende é um dos municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco que estão em situação de calamidade por causa das chuvas (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Com as enchentes que atingiram municípios da Zona da Mata Sul e Agreste, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) alerta a população sobre o consumo de água. Se estiver contaminada, há o perigo da transmissão das hepatites A e E, febre tifoide e cólera, além das doenças diarreicas agudas. Alguns cuidados simples podem ser dispensados para evitar esses problemas de saúde pública.

Leia também:

Com quase 45 mil fora de casa pelas enchentes, PE solicita força-tarefa ao Ministério da Saúde

Período chuvoso acende alerta para risco de leptospirose. Saiba como se proteger

Escorpião: saiba o que fazer em caso de picada e onde encontrar o soro em PE após o ataque

A principal maneira de tratar a água é utilizar o hipoclorito de sódio a 2,5%. Para auxiliar os municípios, a SES iniciou a distribuição de mais de 180 mil frascos de hipoclorito para as secretarias municipais de Saúde das cidades atingidas. A cada litro de água, devem ser colocadas duas gotas do produto. Para 20 litros (garrafão), são 2 ml ou uma colher de chá. No caso de caixa d’água de 500 ou 1 mil litros, um ou dois copinhos de café, respectivamente. Em todos os casos, é preciso, após a aplicação do insumo, esperar 30 minutos para consumir a água.

Leptospirose

O contato da pele ou dos olhos com água ou lama contaminada também pode provocar a leptospirose, doença transmitida pela urina de animais portadores de leptospira, principalmente ratos. Havendo contato, a indicação é lavar bem a área do corpo com água limpa e sabão.

Também é importante ficar atento aos sintomas da doença: febre, dor de cabeça, dor muscular (principalmente nas pernas, na área das panturrilhas). Os sintomas podem aparecer até 30 dias após o contato com a água ou lama. Ainda podem ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas graves, pode aparecer icterícia (pele olhos amarelos), sangramento e alterações urinárias. Surgindo algum sintoma, é indispensável procurar o serviço de saúde mais próximo de casa.

O hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) mata as leptospiras e deve ser usado para desinfetar reservatórios de água. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas. A Defesa Civil do Estado está distribuindo kits de equipamento de proteção individual (EPIs) nas cidades afetadas.