Neste sábado, mutirão oferece ultrassom gratuito para gestantes em clínica do Real Hospital Português

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/05/2017 às 10:27
Trinta gestantes serão beneficiadas (Foto ilustrativa: Free Images)
Trinta gestantes serão beneficiadas (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Trinta gestantes serão beneficiadas (Foto ilustrativa: Free Images)

A Clínica Ultra Mater, no Real Hospital Português, no bairro de Paissandu, área central do Recife, promove, neste sábado (27/5), um mutirão para a realização de ultrassom em gestantes atendidas pela rede pública e que geralmente não têm acesso a esse exame. Podem ser atendidas mulheres que estão entre a 11ª e 14ª semana de gravidez, como também aquelas que estão entre a 20ª e 28ª semana gestacional.

Leia também:

Gestação: entenda o que acontece com você e o bebê em cada fase

Saiba por que é importante ler para o bebê desde a gestação

Pais: Como viver o encanto de todas as fases da gestação

“O exame para o primeiro grupo é o morfológico precoce, capaz de detectar 85% das malformações congênitas, como aquelas que são incompatíveis com a vida, a exemplo da anencefalia (resulta da falha de fechamento do tubo neural, cursando com ausência de cérebro, calota craniana e couro cabeludo)”, explica o médico da Ultra Mater Pedro Pires, que é coordenador do Serviço de Medicina Fetal do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam).

Além do morfológico precoce, gestantes contarão com o ultrassom realizado entre a 20ª e a 28ª semana de gravidez. "Nessa fase, ainda não é possível fechar diagnóstico de microcefalia, mas o exame pode dar indícios de alguns sinais dessa malformação, como as calcificações no cérebro", diz o médico Pedro Pires (Foto: Edmar Melo/Acevo JC Imagem)

Ele acrescenta que, para as mulheres entre 20ª e 28ª semana de gestação, é oferecido o ultrassom morfológico que pode diagnosticar até 95% das malformações congênitas. “Nessa fase da gravidez, ainda não é possível fechar diagnóstico de microcefalia, mas o exame pode dar indícios de alguns sinais dessa malformação, como as calcificações (impedem que o cérebro se desenvolva bem). Para as gestantes que apresentaram exantema (manchas vermelhas na pele, um dos sinais de zika), a calcificação pode ser um detalhe associado à investigação médica”, destaca Pedro Pires.

Para o mutirão do sábado (27/5), a Ultra Mater disponibiliza 30 vagas. É preciso fazer agendamento pelo telefone (81 3221-1744 e 81 3416-1308). As gestantes, cujos exames de ultrassom apresentem alguma condição que exija assistência especializada, serão encaminhadas para o serviço de pré-natal de alto risco do Cisam.