Tristeza e cansaço? Conheça sintomas que denunciam doenças de uma pequena notável: a tireoide

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/05/2017 às 15:09
Sentimento de depressão, ansiedade e irritabilidade podem ser sintomas de problema no funcionamento da tireoide (Foto ilustrativa: Free Images)
Sentimento de depressão, ansiedade e irritabilidade podem ser sintomas de problema no funcionamento da tireoide (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Sentimento de depressão, ansiedade e irritabilidade podem ser sintomas de problema no funcionamento da tireoide (Foto ilustrativa: Free Images)

Pequenina, a tireoide é uma glândula que age na função de órgãos como o coração, cérebro, fígado e rins. Ela precisa funcionar bem para garantir a saúde equilibrada. Essa mensagem é compartilhada ao longo deste mês de maio, especialmente nesta quinta-feira (25/5), marcado pelo Dia Internacional da Tireoide. Quando essa glândula não está funcionando corretamente, pode levar a um leque imenso de sintomas (que podem ter muitas causas possíveis), como ganho ou perda de peso, tristeza, cansaço, irritabilidade, falta de concentração e dificuldade para dormir.

Leia também: 

» No Dia Internacional da Tireoide, especialista esclarece mitos e verdades sobre a glândula

» Novo método poderá melhorar o diagnóstico do câncer de tireoide

Uma pesquisa realizada em sete países, inclusive no Brasil, encomendada pela empresa alemã Merck, revela que quase um terço dos entrevistados não conseguiu explicar o que são os distúrbios da tireoide e que a maioria desconhece que o funcionamento inadequado da glândula é mais comum em mulheres do que em homens. Muitos também não sabem que os problemas da tireoide aumentam com o avançar da idade. "Aos 60 anos, até 17% das mulheres e 8% dos homens podem sofrer de hipotireoidismo", informa a médica endocrinologista Laura Ward, membro do corpo diretivo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

No Brasil, o levantamento também mostrou que a maioria associa os distúrbios da tireoide a sintomas como dificuldade para ganhar ou perder peso (81,4%); estar cansado ou lento (67,2%). Poucos estão cientes, contudo, de que os distúrbios da tireoide podem estar relacionado a outros sintomas, como a capacidade de concentração (34,9%) ou falta de interesse e dificuldade para se sentir motivado (43%), ansiedade e irritabilidade. Esses números embasam os resultados que concluem que 36% dos entrevistados no Brasil julgam o fato de se sentir deprimidos, ansiosos e irritáveis como uma consequência de suas próprias escolhas de estilo de vida.

“Sempre reforçamos que, caso esses sintomas estejam presentes, um médico seja procurado. Com o diagnóstico e o tratamento certo, toda essa sensação de desconforto pode diminuir rapidamente. Um exame de sangue simples pode verificar se a glândula tireoide está funcionando bem”, frisa Laura Ward.

Universo pesquisado

O levantamento foi realizado pelo Censuswide, com entrevistas online realizadas de 24 a 31 janeiro 2017, entre as mulheres de 16 anos e mais. Mais de 6.171 mulheres de sete países do mundo foram consultadas:

França - 1.006 respondentes

Itália - 1.004 respondentes

México 1.002 respondentes

Brasil - 1.003 respondentes

Arábia Saudita - 151 respondentes

Chile - 1.001 respondentes

Indonésia - 1.004 respondentes

O que você precisa saber sobre a tireoide

É uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como "pomo-de-adão"

A tireoide produz dois hormônios: a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4). São muito importantes em todas as fases da vida, como na formação dos órgãos fetais (principalmente o cérebro), crescimento, desenvolvimento, fertilidade e reprodução

Os hormônios da tireoide exercem ainda importante atuação nos batimentos cardíacos, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, funcionamento intestinal e no metabolismo

O hipotireoidismo afeta 8% a 12% dos brasileiros, incluindo todas as suas formas de apresentação (desde as formas mais leves até as mais graves)

Os principais sintomas são sonolência excessiva, sono não reparador (a pessoa acorda cansada), cansaço não habitual durante o dia, preguiça, lentidão e dificuldade para exercer suas tarefas e funções, esquecimento fácil, concentração baixa, tristeza, intestino preso, ressecamento de pele e cabelos, unhas fracas e ganho de peso inexplicável

O tratamento do hipotireoidismo deve ser feito, exclusivamente, com o uso da levotiroxina (T4). Nunca use hormônios tireoidianos em formulações. Não é seguro e pode causar danos à sua saúde

Nunca altere a dose e nunca mude a marca de sua levotiroxina sem antes consultar seu médico

Fonte: Departamento de Tireoide da SBEM