Gripe: confira a lista dos postos volantes no Recife nos últimos dias da campanha de vacinação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/05/2017 às 18:08
A vacina contra gripe garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)
A vacina contra gripe garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação) FOTO: A vacina contra gripe garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)

Além dos 172 postos municipais (Unidades de Saúde da Família, Policlínicas e Upinhas), a Secretaria de Saúde do Recife disponibilizará postos volantes para os últimos dias da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. As unidades móveis funcionarão nos locais de grande circulação de pessoas na capital, das 9h às 16h, nestas quinta-feira (25) e sexta-feira (26), último dia da mobilização. Neste fim de semana, também haverá reforço na vacinação durante as ações de saúde da Prefeitura do Recife.

Leia também: 

PE confirma primeira morte por gripe em 2017. Vítima é idosa que tinha doença crônica

Pacientes com doenças cardiovasculares são mais predispostos a complicações por gripe

Até esta quarta-feira (24), 222.792 doses tinham sido aplicadas no Recife, o que representa 52,57% do público-alvo (189.488 no grupo prioritário). A meta é vacinar, no mínimo, 90% do público-alvo da campanha.

Postos volantes

Os locais dos postos volantes, nas quinta-feira e sexta-feira, Terminal Integrado da Macaxeira; Terminal Integrado Tancredo Neves/Imbiribeira; Estação de Metrô do Barro; HiperBompreço da Avenida Recife; Supermercado Extra da Boa Vista; Centro Médico Senador Ermírio de Moraes (Casa Forte); Mercado de Casa Amarela; HiperBompreço de Casa Forte e Aeroporto Internacional dos Guararapes.

No sábado (27), haverá aplicação das doses na Escola Pintor Lauro Villares, na Roda de Fogo, de 8h às 12h; na Igreja Universal do Reino de Deus do Pina, de 8h às 11h; no Colégio Costa Porto, no Coque, de 8h às 11h; e na Igreja do Convento de São Félix de Cantalice (Capuchinhos), no Pina, também de 8h às 11h. No domingo, a ação será no Marco Zero, no Bairro do Recife, durante o Recife Antigo de Coração, de 8h às 16h.

Quem deve ser imunizado

Devem ser vacinados: idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores dos ensinos básico e superior de escolas públicas e privadas e profissionais de saúde. Importante ressaltar que quem tomou no ano passado e continua dentro dos grupos prioritários também deve ser imunizado.

Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. As pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.