Mais de 900 mil pessoas ainda precisam ser imunizadas contra a gripe em Pernambuco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/05/2017 às 10:46
No Estado, 61% das pessoas inclusas nos grupos prioritários já foram vacinadas contra a gripe. Campanha segue até sexta-feira (Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem)
No Estado, 61% das pessoas inclusas nos grupos prioritários já foram vacinadas contra a gripe. Campanha segue até sexta-feira (Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem) FOTO: No Estado, 61% das pessoas inclusas nos grupos prioritários já foram vacinadas contra a gripe. Campanha segue até sexta-feira (Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem)

Mais de 900 mil pessoas ainda precisam ser imunizadas contra a gripe em Pernambuco. Até a manhã desta segunda-feira (22), um total de 1.422.692 pernambucanos haviam sido imunizados no Estado. O número representa 61% do total de 2.329.874 pessoas inclusas nos grupos prioritários da campanha nacional de vacinação contra a influenza. A mobilização se encerra nesta sexta-feira (26).

Leia também:

» Confira 7 mitos e verdades sobre a gripe H1N1

» Nova variante do vírus H1N1 leva à reformulação das vacinas contra gripe

» H1N1: Vacina contra gripe pode oferecer proteção contra pneumonia na infância

» Pacientes com doenças cardiovasculares são mais predispostos a complicações por gripe

Devem ser vacinados: idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores dos ensinos básico e superior de escolas públicas e privadas e profissionais de saúde. Importante ressaltar que quem tomou no ano passado e continua dentro dos grupos prioritários também deve ser imunizado.

"Nossa meta é vacinar, no mínimo, 90% da população da campanha. Contudo, queremos que todos que fazem parte dos grupos prioritários sejam imunizados, para evitarmos novos casos de influenza. Os vírus dessa doença podem levar a óbito, por isso a importância da prevenção", destaca a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.

Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. As pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Números

De acordo com novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o dia 13 de maio foram registrados 716 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), um aumento de 9,8% em relação ao mesmo período de 2016, com 652. Dos casos de SRAG este ano, 52 tiveram resultado laboratorial positivo para influenza A(H3N2), sendo 17 em menores de 2 anos (32,7%) e 15 na população a partir dos 60 anos (28,8), com um óbito. Ainda foram confirmados 12 ocorrências para influenza B.