Hospital das Clínicas realiza mutirão de endoscopia neste sábado

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/05/2017 às 19:55
Pacientes serão submetidos à endoscopia digestiva alta, exame que oferece imagens diagnósticas das mucosas do esôfago, estômago e duodeno (Foto: Renato Spencer / Acervo JC Imagem)
Pacientes serão submetidos à endoscopia digestiva alta, exame que oferece imagens diagnósticas das mucosas do esôfago, estômago e duodeno (Foto: Renato Spencer / Acervo JC Imagem) FOTO: Pacientes serão submetidos à endoscopia digestiva alta, exame que oferece imagens diagnósticas das mucosas do esôfago, estômago e duodeno (Foto: Renato Spencer / Acervo JC Imagem)

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) realizará neste sábado (20), a partir das 7h, um mutirão de endoscopia com cinquenta pacientes da unidade. Essas pessoas são acompanhadas por diversos serviços do HC, como o ambulatório de gastroenterologia, clínica médica e cirurgia geral. A mobilização acontecerá na unidade de endoscopia, localizada no 2º andar do hospital.

Os pacientes, que estão sendo contatados e agendados para o mutirão, são aqueles com maior tempo de espera. Eles serão submetidos à endoscopia digestiva alta, exame que oferece imagens diagnósticas das mucosas do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado) e que, em caso de necessidade, também pode coletar material para biópsia.

"Esse exame é importante para a prevenção e diagnóstico de doenças como úlcera, refluxo gastroesofágico e câncer, entre outras", explica o gastroenterologista Eduardo Siqueira, chefe da Unidade de Endoscopia do HC-UFPE. Cerca de 400 endoscopias (Digestiva Alta e Colonoscopia) são realizadas na unidade por mês. O Hospital das Clínicas da UFPE é ligado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).