Com baixo estoque, Hospital Memorial Guararapes lança campanha para incentivar doação de leite materno

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/05/2017 às 16:59
Mães com excesso de leite podem doar excedente no posto de coleta do HMG ou solicitar busca do material em casa (Foto: Michele Souza / Acervo JC Imagem)
Mães com excesso de leite podem doar excedente no posto de coleta do HMG ou solicitar busca do material em casa (Foto: Michele Souza / Acervo JC Imagem) FOTO: Mães com excesso de leite podem doar excedente no posto de coleta do HMG ou solicitar busca do material em casa (Foto: Michele Souza / Acervo JC Imagem)

Com baixo estoque de leite materno, o Hospital Memorial Guararapes (HMG) lançou a campanha 'Alimente a vida, doe leite humano', iniciativa que busca conscientizar e incentiva as mamães a reverterem a atual situação do posto de coleta da unidade hospitalar. A ação também faz alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, data marcada na próxima sexta-feira (19), que busca reforçar a importância desse gesto.

Leia também:

» Leite materno protege criança contra excesso de peso precoce, diz pesquisa

» Leite materno pode reduzir chances de câncer no bebê e na mãe, afirma especialista

» Saiba onde doar leite materno em Pernambuco

» Dos bebês internados que precisam de leite materno, 40% não recebem doação do alimento no Brasil

O posto de coleta do HMG precisa ser abastecido diariamente para que os recém-nascidos prematuros, cuja mãe não consegue oferecer leite, sejam alimentados. Cada litro de leite doado é utilizado na alimentação de até dez bebês. "O leite materno salva vidas. É o alimento mais completo para o bebê pois contém todas as substâncias necessárias para sua recuperação e desenvolvimento", explica Lindacir Sampaio, médica da UTI neonatal e do posto de coleta do HMG.

A mãe que produz leite em excesso e deseja doar pode se dirigir ao HMG. Após cadastro e avaliação, seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, ela será encaminhada à sala de coleta para realizar o procedimento, que dura aproximadamente 30 minutos. Quem não puder sair de casa, pode entrar em contato com o posto de coleta através do telefone (81) 3461.5300. A mãe receberá orientações de como fazer a coleta corretamente e uma equipe do hospital é enviada para buscar o leite na residência da doadora.

Armazenamento

A campanha também busca estimular a entrega de potes de vidro com tampas de plástico, como os de maionese e café solúvel, que são necessários para coleta, armazenamento e pasteurização do leite humano doado.

Serviço

Campanha 'Alimente a vida, doe leite humano' - Hospital Memorial Guararapes (HMG)

Endereço: posto de coleta do HMG | Avenida Doutor Júlio Maranhão, 911, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes

Horário de funcionamento: 24 horas

Informações: (81) 3461.5300 (opção 5)