Autismo é foco de nova especialização da Faculdade Pernambucana de Saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/05/2017 às 15:10
Especialização será ministrada em parceria com a Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Foto ilustrativa: Pixabay)
Especialização será ministrada em parceria com a Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Especialização será ministrada em parceria com a Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Foto ilustrativa: Pixabay)

O transtorno do espectro autista (TEA) é a área de estudo de um novo curso de pós-graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). A especialização 'Análise do Comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista' será ministrada em parceria com a Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto). Além da capacitação voltada para estudos sobre o distúrbio, a instituição abriu outras pós-graduações. São elas: enfermagem obstétrica; neuropsicologia; oncologia Multidisciplinar e psicologia clínica hospitalar.

Leia também:

» Autismo: ferramentas digitais auxiliam pessoas com dificuldade de comunicação

» Aplicativo auxilia crianças e adolescentes com autismo no processo de aprendizagem

» Reflexão: Estamos vivendo um período de inflação diagnóstica do autismo?

» Antidepressivos na gravidez aumentam a chance de autismo nos bebês? Psiquiatra esclarece as principais dúvidas

As aulas relacionadas ao transtorno do espectro autista são destinadas a psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e fisioterapeutas. Além de docentes brasileiros, a grade curricular terá dois professores americanos: Linda LeBlanc e Thomas Higbee. A especialização terá como principal objetivo formar, de maneira integral, profissionais de saúde que trabalham e prestam assistência a pessoas que convivem com o distúrbio e seus familiares.

"O curso, com 450 horas de duração, terá uma abordagem teórica e prática. Estamos trazendo profissionais bem conceituados de todo Brasil e dois docentes dos Estados Unidos, que são referência em análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista. O curso tem a ênfase prática muito importante, com estágios e debates clínicos. A utilização de metodologias ativas e a prática supervisionada com pacientes reais durante o curso contribui para a formação integral do estudante da especialização, aprofundando conhecimentos, desenvolvendo habilidades e os aspectos éticos e atitudinais dos profissionais de saúde", comenta o coordenador de pós-graduação da FPS, Rafael Oliveira.

As inscrições estão disponíveis até 18 de julho, no site da FPS ou presencialmente, na Secretaria Acadêmica da FPS, no horário das 9h às 16h. Os interessados podem conferir o edital aqui.

Duração

As cinco novas especializações estão programadas para 14 meses, mais o prazo de entrega do TCC. Duas delas são voltadas somente para profissionais graduados em psicologia (neuropsicologia e psicologia clínica hospitalar), com 360 horas-aula. Destinadas aos formados em enfermagem, as aulas de enfermagem obstétrica terão 513h de duração. Já a pós em oncologia Multidisciplinar, de 360 h/a, atende profissionais graduados em medicina, biomedicina, enfermagem, farmácia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, nutrição, educação física, psicologia e serviço Social.