Hospital das Clínicas participará de Dia D da campanha de vacinação contra gripe

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/05/2017 às 18:30
Dia D de campanha nacional de vacinação contra gripe acontecerá neste sábado (13). Hospital das Clínicas vacinará público-alvo das 7h às 17h (Foto: Renato Spencer / Acervo JC Imagem)
Dia D de campanha nacional de vacinação contra gripe acontecerá neste sábado (13). Hospital das Clínicas vacinará público-alvo das 7h às 17h (Foto: Renato Spencer / Acervo JC Imagem) FOTO: Dia D de campanha nacional de vacinação contra gripe acontecerá neste sábado (13). Hospital das Clínicas vacinará público-alvo das 7h às 17h (Foto: Renato Spencer / Acervo JC Imagem)

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, será um dos postos de vacinação contra a gripe no próximo sábado (13), Dia D da campanha nacional de imunização contra a influenza. A iniciativa no local começará às 7h e seguirá até as 17h. Até o momento, segundo a Secretarial Estadual de Saúde (SES), menos de 20% do público-alvo foi vacinado em Pernambuco.

Leia também:

» Mais de 2,3 milhões de pernambucanos devem se vacinar contra a gripe

» Confira 7 mitos e verdades sobre a gripe H1N1

» Campanha nacional de vacinação contra gripe deve atingir 54 milhões de pessoas

» Pacientes com doenças cardiovasculares são mais predispostos a complicações por gripe

Vale lembrar que fazem parte da população prioritária na vacinação contra a gripe crianças de seis meses a cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área de saúde, professores, funcionários do sistema prisional, indígenas, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (com prescrição médica) ou com outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas (Distritos Sanitários : II, III, IV, V).

A doença

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.