Semana do Bebê do Recife aborda os primeiros mil dias que marcam uma vida

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/05/2017 às 16:15
Programação que começa nesta segunda (8) aprofundará reflexão sobre o desenvolvimento do bebê desde o primeiro dia de gravidez até 2 anos de idade da criança (Foto ilustrativa: Free Images)
Programação que começa nesta segunda (8) aprofundará reflexão sobre o desenvolvimento do bebê desde o primeiro dia de gravidez até 2 anos de idade da criança (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Programação que começa nesta segunda (8) aprofundará reflexão sobre o desenvolvimento do bebê desde o primeiro dia de gravidez até 2 anos de idade da criança (Foto ilustrativa: Free Images)

A Prefeitura do Recife realizará a partir desta segunda-feira (8) a III Semana do Bebê, programação dedicada a chamara a atenção da sociedade para os cuidados com a primeira infância - período que vai do nascimento aos seis anos de idade. Com o tema '1000 dias que marcam uma vida', o evento busca aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento do bebê desde o primeiro dia de gravidez até os dois anos de idade da criança - fase mais importante desse período pelo rápido crescimento do organismo. Entre as atividades, palestras, oficinas, "mamaços" e atividades culturais. A abertura será a partir das 10h, na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, Zona Oeste do Recife.

Leia também:

» Mães e especialistas dão dicas para o sono tranquilo que promove o desenvolvimento dos bebês

» BLW: Conheça a prática que dá ao bebê autonomia para comer sozinho e que pode prevenir obesidade

» Campanha busca conscientizar danos que a coqueluche pode causar em bebês

» Doação de leite: Pernambuco fica em 1º lugar no Norte e Nordeste no número de bebês atendidos

Dentro da programação da semana, a Secretaria de Saúde do Recife promoverá a I Jornada de Saúde Bucal para Bebês do Recife, na terça (9) e quarta-feira (10), também na Escola Paulo Freire. Os profissionais da rede municipal de saúde bucal participarão de palestras sobre terapêutica medicamentosa, odontologia e microcefalia, tratamento odontológico em oncopediatria e pré-natal odontológico.

Ao longo da semana, ocorrerão atividades nas Unidades de Saúde do município. Na terça-feira, às 10h, no Serviço Integrado de Saúde (SIS), será realizada oficina de plantas medicinais. As mães aprenderão a fazer lambedor e que plantas usar. Na quarta e quinta (11), no Hospital da Mulher do Recife (HMR), um curso de 20 horas será ofertado às mães sobre a Promoção do Aleitamento Materno. Ainda na quinta, a partir das 14h, no Espaço Mãe Coruja Recife da Policlínica Waldemar de Oliveira, será realizada uma roda de diálogo sobre desenvolvimento infantil.

Além disso, acontecerão rodas de diálogos e palestras sobre os principais cuidados com a saúde na primeira infância, incluindo prevenção de doenças por meio da vacinação; amamentação, estímulo ao desenvolvimento nas várias fases da primeira infância, alimentação saudável, entre outros assuntos.

Já a Secretaria de Educação do Recife desenvolverá atividades nas 235 unidades de ensino municipais que têm turmas de Educação Infantil da segunda até a sexta-feira (12). A programação inclui oficinas, cursos, palestras, atividades culturais, contação de histórias, massagem Shantala para bebês, apresentações de teatro de fantoches, vivências de brincadeiras e jogos populares, atividades musicais do Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, coral para ninar, construção de álbum autobiográfico das crianças, exibição de filmes, entre outras atividades.

As ações envolverão os mais de 17 mil alunos de Educação Infantil matriculados na rede municipal e seus pais e responsáveis, além de cerca de mil professores, distribuídos nas 28 creches-escolas, 51 creches e 156 escolas da Prefeitura do Recife com turmas de Educação Infantil.

A Secretaria da Mulher do Recife estará presente na Semana do Bebê promovendo rodas de diálogo sobre gênero com mães e gestantes de diversas comunidades da capital pernambucana e da Colônia Penal Feminina do Recife. Denominadas "Educando para a igualdade", as conversas acontecerão de segunda a sexta com o objetivo de desconstruir estereótipos de gênero e semear uma educação mais igualitária para meninos e meninas. Os encontros serão realizados em escolas municipais, postos de saúde e no Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Alto Santa Terezinha.

Na quinta (11) e na sexta (12), o Econúcleo Jaqueira, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, realizará atividades alusivas à Semana do Bebê visando o estreitamento dos laços afetivos entre mãe e filho. No primeiro dia, a partir das 9h, haverá “cantação” de histórias e danças circulares, em que o público forma uma roda, como numa ciranda. No segundo dia, pela manhã e à tarde, ocorrerá a vivência ambiental intitulada “Ver de perto para verde perto.” Em seguida estão previstas danças circulares, histórias cantaroladas e a oficina de criação e contação de história denominada “Conto para colorir o mundo”.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos realizará, na manhã do sábado (13), uma ação especial no Praia Sem Barreiras, na Praia de Boa Viagem (em frente ao Hotel Internacional Palace), para crianças da Aliança das Mães e Famílias Raras (AMAR). À tarde, no Parque Santana, haverá brincadeiras para crianças com deficiência no Parque Infantil Ana Laura Para Todos, em parceria com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e do Instituto Artur Vinícius (IAV). No domingo (14), quando se comemora o Dia das Mães, haverá intervenção educativa no percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer.

Confira a programação completa aqui.

Serviço

III Semana do Bebê do Recife

Data: 8 a 14 de maio

Abertura: Escola de Formação de Educadores Paulo Freire | Rua Real da Torre, 299, Madalena, Recife

Horário: a partir das 10h