Entidade de psiquiatria discute série 13 Reasons Why em debate ao vivo no Facebook

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/05/2017 às 15:24
Série original da Netflix discute depressão e suicídio entre os jovens e reacendeu alerta de debates sobre o assunto na sociedade (Foto: Reprodução)
Série original da Netflix discute depressão e suicídio entre os jovens e reacendeu alerta de debates sobre o assunto na sociedade (Foto: Reprodução) FOTO: Série original da Netflix discute depressão e suicídio entre os jovens e reacendeu alerta de debates sobre o assunto na sociedade (Foto: Reprodução)

Ao longo do último mês, a série 13 Reasons Why, produzida pela Netflix com base no livro homônimo do escritor Jay Asher, reacendeu o debate sobre o suicídio de jovens adultos e adolescentes. Entre pessoas na faixa etária dos 15 a 29 anos, figura na segunda causa de morte, perdendo apenas para os acidentes de trânsito. O assunto será tema de debate online da ABPTV, produzido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), nesta segunda-feira (8), a partir das 21h. O programa será transmitido ao vivo pelo site da entidade médica e na fanpage no Facebook.

Leia também:

» Baleia Azul: “Recife não possui serviço de apoio a adolescentes”, alertam psiquiatras

» Psiquiatras defendem menos burocracia e melhorias no acesso a medicamentos para transtornos mentais

» Baleia Azul: ‘Jogo’ leva à ampliação do debate sobre terceirização da educação e do afeto

» “Os transtornos mentais são como qualquer outra doença”, diz psiquiatra sobre combate ao estigma

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 96,8% dos casos de morte por suicídio estão ligados a algum transtorno mental. Ou seja, poderiam ter sido evitados se o paciente fosse submetido a um tratamento correto com equipe multidisciplinar. Para conversar sobre o assunto, ao ABPTV contará com o bate-papo entre as psiquiatras Alexandrina Meleiro, Roberta Grudtner e Sandra Peu.

Doutora em medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Alexandrina Meleiro é coordenadora da Comissão de Estudo e Prevenção de Suicídio da ABP e membro do Conselho Cientifico da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata).

Já a psiquiatra Roberta Grudtner é presidente da Associação em Defesa da Saúde Mental Integral, coordenadora do Programa de Residência Medica em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Assistente Técnico da Sessão de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Sandra Peu é vice-presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia (APB), preceptora da Residência em Psiquiatria no Hospital Juliano Moreira em Salvador (BA).

Os interessados podem participar do debate enviando perguntas pelo Linha Direta, no site da ABP, ou nos comentários da transmissão ao vivo do Facebook. O programa ABP TV vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21h.