Encontro gratuito debate diversidade sexual e violência contra população LGBTTT

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/05/2017 às 17:05
Programação gratuita discutirá a diversidade sexual e as políticas públicas de enfrentamento à violência contra o público LGBTTT (Foto ilustrativa: Pixabay)
Programação gratuita discutirá a diversidade sexual e as políticas públicas de enfrentamento à violência contra o público LGBTTT (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Programação gratuita discutirá a diversidade sexual e as políticas públicas de enfrentamento à violência contra o público LGBTTT (Foto ilustrativa: Pixabay)

A diversidade sexual e as políticas públicas de enfrentamento à violência contra o população LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) serão temas de um encontro gratuito na Faculdade dos Guararapes (UniFG). A programação acontecerá na próxima quarta-feira (10), a partir das 14h, no campus Piedade da instituição, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Realizado em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife e o Instituto Maria da Penha, o evento reunirá especialistas ligados ao tema para debater os principais desafios e o soluções. "Será uma roda de diálogos com quem convive, no dia a dia, desafios, histórias de vida e luta pelo direito de pessoas LGBTTT e questões ligadas a gênero e sexualidade, políticas públicas e enfrentamento à violência", ressalta a coordenadora do encontro, Regina Célia, professora de direito da UniFG e diretora executiva (além de sócia-fundadora) do Instituto Maria da Penha.

Palestrantes

» Robeyonce Lima - primeira advogada transexual do norte e nordeste e segunda do país – que vai tratar a aplicabilidade da Lei Maria da Penha para Mulheres Trans.

» Maria Clara Sena – primeira transexual do mundo a assumir um cargo em um Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, que é ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e atua em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). Vai falar sobre violações dos direitos humanos e do grupo LGBTTT, combate aos maus-tratos e torturas a pessoa em situação de privação de liberdade.

» Heymilly Maynard Soares Ferreira – coordenadora da Nova Associação de Travestis e Transexuais de Pernambuco (Natrape). Abordará o direito à liberdade de identidade de gênero – cultura da transfobia.

» Stephanie Fechine Silva – Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru. Vai comentar sobre políticas públicas para Mulheres Trans, enfrentamento à violência, política de cidadania e saúde.

» Benedito Leite – ativista. Vai discutir a homossexualidade e a homofobia – conflitos e materializações nas mortes de LGBTTT.

» Rafael Henrique Cavalcanti – ativista. Vai dialogar sobre Homem Trans, a identidade de gênero, sexualidade, orientação sexual, políticas públicas e cidadania.

» Karinny Oliveira – coordenadora do Centro de Referência Maria Bonita em Caruaru. Vai dialogar sobre gênero, educação e acesso à Justiça para as pessoas trans.

» Bárbara Sabino – Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru. Vai tratar políticas públicas e saúde para Mulheres Lésbicas e Bissexuais, além do enfrentamento à violência.

Atendimento gratuito

Desde outubro do ano passado, a UniFG oferece atendimento gratuito ao público LGBTTT e questões ligadas à questão de gênero, por meio de parceria com o Instituto Boa Vista. O atendimento é feito via agendamento na FG Comunidade, um centro de serviços em Piedade que conta com profissionais e alunos na área de Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia e Direito, além de orientação contábil e tributária. A FG Comunidade está localizada na Avenida Ayrton Senna, 3990, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Serviço

1º Encontro sobre Diversidade Sexual LGBTTT

Data: quarta-feira, 10 de maio

Local: auditório da UniFG em Piedade | Rua Comendador José Didier, 27, Piedade, Jaboatão dos Guararapes

Horário: 14h às 17h

Programação gratuita