Abril pro Corte: mutirão neste domingo arrecada cabelos para pacientes com câncer

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/04/2017 às 16:39
Iniciativa, que este ano chega à 2ª edição, reunirá 30 profissionais de beleza, além de 25 voluntários de projeto, com o objetivo de arrecadar cabelos humanos para a fabricação de perucas em prol das pacientes (Foto: Marina Gargantini / Divulgação)
Iniciativa, que este ano chega à 2ª edição, reunirá 30 profissionais de beleza, além de 25 voluntários de projeto, com o objetivo de arrecadar cabelos humanos para a fabricação de perucas em prol das pacientes (Foto: Marina Gargantini / Divulgação) FOTO: Iniciativa, que este ano chega à 2ª edição, reunirá 30 profissionais de beleza, além de 25 voluntários de projeto, com o objetivo de arrecadar cabelos humanos para a fabricação de perucas em prol das pacientes (Foto: Marina Gargantini / Divulgação)

Um momento para aumentar a autoestima de pacientes com câncer que perderam seus cabelos por causa dos efeitos colaterais da quimioterapia. Este é um dos objetivos do Abril pro Corte, um mutirão de solidariedade que acontecerá no próximo domingo (30), no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A iniciativa, que este ano chega à 2ª edição, reunirá 30 profissionais de beleza, além de 25 voluntários do projeto Pequenas Tesouras, Grandes Tesouros, com o objetivo de arrecadar cabelos humanos para a fabricação de perucas em prol das pacientes. Não é necessário fazer inscrição para participar do evento, basta levar 2 kg de alimentos não perecíveis.

As participantes contarão com cortes gratuitos de cabelos, além de serviços de maquiagem, sobrancelhas e unhas. A meta é receber em doações mais de 200 metros de cabelos. "Assim como fizemos na edição passada, vamos estimular as doações e chamar a atenção da população para essa iniciativa que ajuda a elevar a autoestima desses pacientes que já passam por um tratamento tão doloroso com a quimioterapia", ressalta o cabeleireiro e visagista Walber Marinho, coordenador e idealizador do evento. O atendimento será feito na hora e por ordem de chegada.

Durante o evento, haverá ainda apresentação de um astoril formado por voluntárias do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) e distribuição de lanches. A expectativa é atender um público superior a 200 pessoas.

Iniciativas

Para Marinho, o Abril pro Corte é uma oportunidade de multiplicar a solidariedade de outras iniciativas. "Eu estou levando para o Abril pro Corte cerca de 25 alunos do Projeto Pequenas Tesouras, Grandes Tesouros, que eu coordeno no Ibura. Os jovens que aprendem uma profissão através desse trabalho social têm agora a oportunidade de compartilhar, na prática, os seus conhecimentos e ajudar outras pessoas carentes. O corte de cabelo personalizado, por apenas 2kg de alimentos não perecíveis, além de elevar a autoestima de quem recebeu esse cuidado com a aparência, irá beneficiar outras pessoas que necessitam do alimento", defende.

O Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) mantém uma campanha permanente para receber cabelos, próteses mamárias, lenços, chapéus, fraldas e outros tipos de doações a exemplo das toquinhas que são utilizadas para a confecção das perucas. Segundo a presidente da rede feminina de combate ao Câncer em Pernambuco, Maria da Paz que também atua como voluntária no HCP o ideal é que as pessoas doem, no mínimo de 15 a 17 cm de cabelos. "Essa quantidade de cabelos é necessária para o processo de confecção das perucas, já que alguns centímetros são perdidos quando os fios são inseridos na tela. E quanto mais seguros eles estiverem, mais prolongado será o tempo de uso da peruca", explica. A doação de alimentos, como leite em pó, arroz e feijão, também ajudam na campanha.

Maria da Paz adianta que todas às quartas-feiras o HCP realiza oficinas de confecção de perucas realizadas pelas voluntárias do Hospital do Câncer, com apoio da professora Cylene Dahmen. Todo material recebido no Abril pro Corte será pesado e registrado no HCP. As doações de cabelos com química e mechas também serão aceitas. “No caso destas, as perucas depois de prontas ganharão um novo processo de pintura para que a tonalidade dos fios fique uniforme”, explica.

São necessários uma média de 12 metros de cabelos para se formar uma peruca completa ou cerca de 400 a 450 gramas de fios capilares para garantir a perfeição e a boa qualidade do material. “Um dos fatos que tem nos surpreendido é a quantidade de homens que estão cortando e doando seus cabelos para as nossas campanhas”, ressalta a voluntária.

Quem quiser participar das ações solidárias ou fazer doações a qualquer tempo pode entrar em contato com as voluntárias do HCP pelo telefone: (81) 3217.8236 ou através da fanpage da entidade no Facebook.

Serviço

2ª edição do Abril pro Corte

Data: domingo, 30 de abril

Horário: das 10h às 16h

Local: Parque Dona Lindu | Avenida Boa Viagem, s/n - Boa Viagem, Recife

Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis

Informações: (81) 3217.8236