Pernambuco receberá em maio congresso internacional sobre inclusão social

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/04/2017 às 12:00
Objetivo do congresso é disseminar conhecimentos para as demandas das pessoas com deficiência e articular um debate com a sociedade (Foto: Divulgação)
Objetivo do congresso é disseminar conhecimentos para as demandas das pessoas com deficiência e articular um debate com a sociedade (Foto: Divulgação) FOTO: Objetivo do congresso é disseminar conhecimentos para as demandas das pessoas com deficiência e articular um debate com a sociedade (Foto: Divulgação)

Ofertas de oportunidades e adaptações de bens e serviços para a real transformação na vida de pessoas que precisam da inclusão social. É este o principal debate do I Congresso Internacional Inclusion, que tomará a praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul do Estado, nos dias 19 e 20 de maio. Com o tema 'Deficiência Intelectual, Auditiva, Visual, Motora e as Perspectivas das Tecnologias Assistivas', o evento deve reunir cerca de 900 pessoas de diversos estados brasileiros no Hotel Armação Convention Center.

Leia também:

» Prefeitura do Recife cria política exclusiva para pessoas com deficiência

» Ferramentas digitais auxiliam pessoas com dificuldade de comunicação

» Autismo: “O ideal é investir precocemente em estimulação, mesmo sem diagnóstico fechado”, diz psiquiatra

» Síndrome de Down: Quando o amor supera limitações e promove qualidade de vida

A primeira edição do Congresso Inclusion, que reunirá expoentes da inclusão do Brasil e do mundo, contará com oficinas, painéis e mesas redondas. A ideia é disseminar conhecimentos para as demandas das pessoas com deficiência e articular um debate com a sociedade, os gestores públicos, grupos organizados e interessados quanto a acessibilidade, empregabilidade, empreendorismo, tecnologias assistivas, reabilitação e inclusão social desse segmento.

À frente do evento, a assistente social Emília Gama, especialista em Educação Especial e Inclusiva, defende que, diante dos novos desafios propostos pela Lei Brasileira da Inclusão, sancionada em 2015, e a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), já são observadas, principalmente na última década, mudanças marcantes de paradigmas quanto à inclusão das pessoas com deficiências. "Há um maior rigor metodológico e científico nas pesquisas realizadas, desenvolvimento de novas estratégias e janelas de atuação no campo da Inclusão e maior produção de conhecimento teórico e prático, beneficiando os indivíduos com deficiências", pontua Gama, também especialista em Saúde Mental com ênfase em transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down e coordenadora do Inesp.

O Congresso encerrará com luau acessível na praia. Trabalhos acadêmicos serão aceitos pela comissão organizadora do Congresso Inclusion até o dia 20 de abril. Toda a programação pode ser conferida no site do evento: www.congressoinclusion.com.

Serviço

I Congresso Internacional Inclusion

Data: 19 e 20 de maio

Local: Armação Convention Center | Loteamento Merepe II, s/n - Porto de Galinhas, Ipojuca - PE

Informações: (81) 3465.8594 | 3466.5551 | [email protected]

Programação: www.congressoinclusion.com