Depois dos profissionais de saúde, Recife começa a vacinar grupos prioritários contra a gripe

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/04/2017 às 19:09
Meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
Meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem) FOTO: Meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, indivíduos maiores de 60 anos, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas e professores das redes pública e privada começarão a ser imunizadas contra a gripe no Recife a partir da próxima segunda-feira (24). A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. Os profissionais de saúde do município foram os primeiros a serem imunizados contra a doença, na semana passada.

Leia também:

» Mais de 2,3 milhões de pernambucanos devem se vacinar contra a gripe

» Confira 7 mitos e verdades sobre a gripe H1N1

» Nova variante do vírus H1N1 leva à reformulação das vacinas contra gripe

» Pacientes com doenças cardiovasculares são mais predispostos a complicações por gripe

O lançamento acontecerá na Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério, Zona Norte da capital pernambucana, a partir das 7h30. A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde da família (incluindo as Upinhas), unidades básicas tradicionais e policlínicas da Prefeitura. Os professores precisam apresentar documento de identificação profissional para serem imunizados. As pessoas com doenças crônicas também devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. A imunização garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B).

No último ano, 406 mil doses foram aplicadas na capital pernambucana. O Dia D da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza no Recife acontecerá em 13 de maio.

Influenza

Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.