Em resposta ao Baleia Azul, Baleia Rosa lista "tarefas do bem" para valorizar a vida

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/04/2017 às 11:31
No site da Baleia Rosa, dezenas de tarefas do bem estão apresentadas; a 50ª é: “Salve uma vida. Ajude quem precisa.” (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem)
No site da Baleia Rosa, dezenas de tarefas do bem estão apresentadas; a 50ª é: “Salve uma vida. Ajude quem precisa.” (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem) FOTO: No site da Baleia Rosa, dezenas de tarefas do bem estão apresentadas; a 50ª é: “Salve uma vida. Ajude quem precisa.” (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem)

“Acreditamos que todos têm a capacidade de ajudar outras pessoas e construir o bem.” Essa é a frase de apresentação da página Baleia Rosa no Facebook (@eusoubaleiarosa), criada no dia 13 de abril em resposta ao que passou a ser chamado de jogo da Baleia Azul – prática nas redes sociais que induz adolescentes à automutilação e ao suicídio. “Nadando contra esta maré, sabemos que a internet pode ser uma poderosa ferramenta para reverter este quadro. Acreditamos que todos têm a capacidade de ajudar outras pessoas e construir o bem”, diz um dos textos postados no site www.baleiarosa.com.br.

Leia também:

Baleia Azul: “É importante prestar atenção no grito destes jovens”, alerta psicóloga

Baleia Azul: Polícia alerta para riscos de 'jogo' que pode levar a automutilação

'Baleia Azul é uma forma de banalizar a violência', diz especialista

A lista de tarefas de Baleia Rosa, cuja página no Facebook tem quase 100 mil curtidas até o fim da manhã desta quarta-feira (19), apresenta desafios que estimulam a criação de uma corrente do bem e a valorização da vida. No Instagram, são quase 10 mil seguidores até o momento. “Com uma canetinha, escreva na pele de alguém o quanto você a ama” e “Pense na situação que te deixou mais feliz na sua vida... Pensou? Agora aproveite essa lembrança!:)” são duas das 23 frases já postadas nas redes da Baleia Rosa e que transmitem sensação de otimismo a quem lê. No site, dezenas de tarefas estão apresentadas; o 50º desafio é: “Salve uma vida. Ajude quem precisa.”

"Pense na situação que te deixou mais feliz na sua vida... Pensou? Agora aproveite essa lembrança! :)" é uma das frases postadas nas redes da Baleia Rosa e que transmitem sensação de otimismo (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem) "Pense na situação que te deixou mais feliz na sua vida... Pensou? Agora aproveite essa lembrança! :)" é uma das frases postadas nas redes da Baleia Rosa e que transmitem sensação de otimismo (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem)

Em entrevista ao blog Casa Saudável, um dos idealizadores do Baleia Rosa, que é designer e criou as tarefas em parceria com uma amiga publicitária, conta que o trabalho já tem virado um movimento de valorização da vida. “Estamos recebendo muitas mensagens e, para os casos mais sérios (que sugerem necessidade de apoio), indicamos o Centro de Valorização da Vida (associação que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio)”, diz o designer, que prefere não se identificar para não atrapalhar o trabalho de corrente do bem.

Ele informa que, ao acordar nesta quarta-feira (19) pela manhã, já havia 1,5 mil mensagens inbox na página Baleia Rosa no Facebook. “Para responder algumas delas, contamos com o suporte de psicólogas. Entre os relatos, há pais que elogiam nosso trabalho, além das mensagens de adolescentes.” Os seguidores da página e que acompanham os desafios do bem recebem o nome de filhotes rosa e postam as tarefas acompanhadas da hashtag #BaleiaRosa. Os idealizadores ainda alertam que só têm um perfil em cada rede social (todos @eusoubaleiarosa) e que não possuem grupos fechados.