No Dia Mundial da Voz, confira 10 dicas para uma boa saúde vocal

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/04/2017 às 8:00
Cuidados simples podem ajudar a manter a saúde vocal em dia e melhorar a qualidade de vida (Foto: Pixabay)
Cuidados simples podem ajudar a manter a saúde vocal em dia e melhorar a qualidade de vida (Foto: Pixabay) FOTO: Cuidados simples podem ajudar a manter a saúde vocal em dia e melhorar a qualidade de vida (Foto: Pixabay)

Neste domingo, 16 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Voz. A data, iniciada em 1999 no Brasil, alerta para a conscientização sobre a importância da voz para a promoção da saúde, esclarecendo à população os sinais e sintomas que indicam distúrbios da voz, como o câncer de laringe. Essas doenças, se não forem diagnosticadas precocemente, podem comprometer a qualidade de vida e até a sobrevida dos pacientes.

Pensando em marcar o período de forma didática e simples, o Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono 4) elaborou dez dicas para mantermos a nossa saúde vocal em dia. Confira as recomendações:

1. Hidrate-se

Beber muita água durante todo o dia é a melhor maneira para se manter hidratado.

2. Não grite

Gritar é sempre ruim para a voz, já que se coloca uma grande pressão sobre o delicado revestimento de suas pregas vocais.

3. Utilize um microfone para falar em público

Quando você é convidado para falar em público, especialmente em uma grande sala ou ao ar livre, use um microfone. A amplificação permite-lhe falar no volume de conversação, mas ainda assim chegar a todo o público.

4. Aqueça sua voz

Aquecer a voz não é apenas para os cantores, já que ajuda a voz durante a fala do dia a dia, também.

5. Não pigarreie

O pigarro funciona como bater ou golpear as pregas vocais em conjunto. Em vez de limpar a garganta, tomar um pequeno gole de água ou engolir saliva para saciar o desejo.

6. Não fume

O fumo é, provavelmente, a pior coisa que você pode fazer para que sua voz. A fumaça é algo que provoca danos permanentes aos tecidos das pregas vocais e é o primeiro fator de risco para o câncer de laringe (pregas vocais).

7. Não realize competição sonora

Quando você está em um lugar com ruídos de fundo, você não percebe o quão alto você pode estar falando. Preste atenção em como sua garganta se ressente nestas situações, pois muitas vezes há uma sensação de ressecamento e irritação antes de notar o esforço vocal que você está fazendo.

8. Tenha uma boa respiração

Fale devagar e pronuncie bem as palavras.

9. Seja um bom ouvinte

Se você ouvir a sua voz rouca, não se esqueça de descansar tanto quanto possível. Forçar a voz quando você tem laringite pode levar a mais problemas vocais sérios.

10. Procure um especialista ao notar qualquer sintoma

Se a sua voz é rouca persistente, procure a avaliação de um otorrinolaringologista e de um fonoaudiólogo.