Leucemia viral felina: Palestra no Recife aborda riscos da doença que atinge os gatos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/03/2017 às 16:00
Incidência de leucemia viral felina nos gatos brasileiros é considerada alta (Foto: Pixabay)
Incidência de leucemia viral felina nos gatos brasileiros é considerada alta (Foto: Pixabay) FOTO: Incidência de leucemia viral felina nos gatos brasileiros é considerada alta (Foto: Pixabay)

Responsável por mais de 30% das mortes entre gatos diagnosticados com câncer, a leucemia viral felina enfraquece o sistema imunológico dos bichos que, sem proteção, acabam ficando vulneráveis a outros problemas. Segundo os especialistas, a incidência desse tipo de leucemia - causadora de linfomas, anemias e imunodeficiências - nos gatos brasileiros é considerada alta. O cenário alerta para a importância da prevenção por meio da vacinação. O assunto será tema de palestra na próxima terça-feira (4), a partir das 19h30, no Spettus Steak House, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

A doença pode ser transmitida pelo contato direto entre os animais, especialmente com as secreções corporais, como a saliva, a urina, as fezes ou o leite (no caso da amamentação). Vasilhas, camas, caixas sanitárias e outros pertences do animal infectado também podem servir de fonte de transmissão, mesmo se não houver contato direto com o gato doente. Por isso, é muito importante proteger os gatos que vivem em ambientes externos ou que eventualmente têm acesso à rua e outros animais.

O encontro, promovido pela MSD Saúde Animal, será ministrado pela médica veterinária Fernanda Amorim, professora do departamento de Medicina Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A especialista debaterá com médicos veterinários sobre a importância da vacinação preventiva para combater a leucemia viral felina, além de alertar para a importância do papel desses profissionais no combate e prevenção à doença. A programação contará ainda com jantar com música ao vivo e sorteio de brindes. As vagas são limitadas e destinadas aos médicos veterinários.

Serviço

Palestra sobre leucemia viral felina

Data: terça-feira, 4 de abril

Horário: a partir das 19h30

Local: Restaurante Spettus Steak House | Avenida Eng. Domingos Ferreira, 1500 – Boa Viagem, Recife

Inscrições e informações: [email protected]