Peyronie ou "doença do pênis torto" atinge cerca de 3% dos brasileiros

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/03/2017 às 15:50
Mais conhecida como doença do pênis torto, doença de Peyronie tem tratamento médico (Foto ilustrativa: Pixabay)
Mais conhecida como doença do pênis torto, doença de Peyronie tem tratamento médico (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Mais conhecida como doença do pênis torto, doença de Peyronie tem tratamento médico (Foto ilustrativa: Pixabay)

Uma das principais preocupações masculinas relatadas no consultório médico, o formato do pênis costuma levantar diversas dúvidas. Muitos homens se perguntam se a curvatura peniana é normal ou caracteriza uma alteração que necessita de acompanhamento médico. Cerca de 3% dos homens no Brasil têm a doença de Peyronie, popularmente conhecida como a 'doença do pênis torto'. O que poucos pacientes sabem é que, ao contrário do propagado, essa condição tem tratamento. O assunto será tema de palestra gratuita na próxima terça-feira (28), a partir das 19h, na Boa Vista, área central do Recife.

Leia também:

» Medidas simples podem reduzir a disfunção cognitiva pós-operatória em idosos

» Brasileiros desconhecem gravidade e tratamento da disfunção erétil, diz pesquisa

» Hospital da Mulher do Recife começa a atender homens que precisam se submeter a exames de imagem

» Medo de descobrir doenças afasta homens das unidades de saúde

Quem comandará o encontro científico é o andrologista preceptor do Programa de Residência Médica em Urologia no Hospital Getúlio Vargas Járy Borges, da Andros Recife. A palestra - voltada principalmente para estudantes da área de saúde, residentes e urologistas - é aberta ao público. O encontro será realizado em parceria com o laboratório Vicofarma.

Imagem do urologista Járys Borges (Foto: Divulgação) Segundo o urologista Járys Borges, o diagnóstico da doença de Peyronie é confirmado através de um exame clínico e de imagem (Foto: Divulgação)

A doença

A principal causa da doença de Peyronie é o traumatismo causado no pênis durante o ato sexual. Essa lesão pode culminar com o aparecimento de uma placa endurecida, às vezes calcificada e dolorosa. Essa placa restringe a dilatação do corpo cavernoso durante a ereção, provocando uma curvatura, que pode por vezes dificultar ou até mesmo impedir o ato sexual. A doença não é contagiosa e não tem relação com qualquer tipo de câncer. O diagnóstico é confirmado através de um simples exame clínico e de imagem.

Nas fases iniciais pode ser tratada clinicamente com medicações orais e injetáveis. Nos casos onde permanece curvatura residual acentuada, o tratamento cirúrgico pode ser empregado, com intuito de corrigir a curvatura até uma angulação permitindo ao paciente manter um ato sexual adequado.

Serviço

Palestra gratuita sobre a doença de Peyronie

Data: terça-feira, 28 de março

Horário: a partir das 19h

Local: Auditório da Interne | Rua Marquês Amorim, 356-B, Boa Vista, Recife

Informações: (81) 3072.9950