Passeio ciclístico do HCP alerta a população sobre o câncer ósseo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/03/2017 às 13:07
Passeio ciclístico do Hospital de Câncer de Pernambuco acontecerá no dia 9 de abril, com largada no Cais do Alfândega (Foto: Divulgação)
Passeio ciclístico do Hospital de Câncer de Pernambuco acontecerá no dia 9 de abril, com largada no Cais do Alfândega (Foto: Divulgação) FOTO: Passeio ciclístico do Hospital de Câncer de Pernambuco acontecerá no dia 9 de abril, com largada no Cais do Alfândega (Foto: Divulgação)

Para alertar a sociedade sobre os perigos do câncer ósseo, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) realizará no dia 9 de abril a 3ª edição do Pedala HCP, passeio ciclístico promovido pela unidade. Com largada marcada para as 8h no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, o evento com percurso total de 12km pretende reunir mil ciclistas. O prazo para as inscrições (R$ 75) se encerra no dia 2 de abril.

Leia também:

» Cirurgia realizada no Recife consegue preservar perna de paciente com tumor ósseo

» Estudo aponta bons resultados no uso de medicamento para tratar mieloma múltiplo

O passeio contará com uma parada no prédio-sede do HCP, de onde retornará para o ponto de partida. Assim como nos anos anteriores do evento, toda a renda obtida será revertida para o Hospital de Câncer de Pernambuco. Pessoas de todas as idades estão convidadas a participar – inclusive menores de idade, desde que acompanhados por responsáveis.

Idealizador do passeio ciclístico, o ortopedista oncológico Marcelo Souza reforça que conscientizar sobre a existência do câncer ósseo é o principal objetivo do Pedala HCP – especialmente porque não existem formas de prevenção. "As pessoas que têm o diagnóstico precoce têm chances de cura duas ou três vezes maior do que os pacientes que chegam tardiamente. A demora no diagnóstico também aumenta a mutilação e diminui a sobrevida", orienta.

As inscrições para o 3º Pedala HCP podem ser feitas presencialmente, no próprio HCP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível se inscrever por meio do site www.hcp.org.br/pedala. O valor do segundo lote da inscrição, que segue até 2 de abril, é R$ 75. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3217.8025 ou através do e-mail [email protected].

A doença

O câncer ósseo é uma doença agressiva e que atinge, principalmente, crianças e adolescentes por meio de tumores primários, que nascem dentro do próprio osso. A doença também é comum em idosos, através de tumores metastáticos, ou seja, que são oriundos de outros tipos de câncer. Embora existam vários tipos de tumores ósseos, os principais são o osteossarcoma e o sarcoma de Ewing, mais comuns na infância e na adolescência, e o condrossarcoma, que atinge as células que formam a cartilagem e é mais comum em adultos e idosos.