Ganhando Asas: projeto ensina culinária e artes plásticas para jovens com síndrome de Down

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/03/2017 às 12:08
Projeto busca oferecer a jovens acima de 18 anos com síndrome de Down e deficiência cognitiva cursos de artes plásticas e gastronomia (Foto ilustrativa: Pixabay)
Projeto busca oferecer a jovens acima de 18 anos com síndrome de Down e deficiência cognitiva cursos de artes plásticas e gastronomia (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Projeto busca oferecer a jovens acima de 18 anos com síndrome de Down e deficiência cognitiva cursos de artes plásticas e gastronomia (Foto ilustrativa: Pixabay)

Buscar a inclusão social, estimular a capacidade cognitiva e ampliar a identificação pessoal nas atividades desenvolvidas. Estas são algumas das propostas do projeto 'Ganhando Asas', iniciativa que busca oferecer a jovens acima de 18 anos com síndrome de Down e deficiência cognitiva cursos de artes plásticas e gastronomia. As primeiras turmas começarão na primeira semana de abril e serão comandadas pela artista plástica Fátima Paes e pelo chef Kiko Selva.

Leia também:

» Síndrome de Down: Quando o amor supera limitações e promove qualidade de vida

» Dia da Síndrome de Down terá apresentação de dança no Shopping Guararapes

» Síndrome de Down: o dom de ser plural na singularidade

» Síndrome de Down: pesquisa sugere referencial para curva de crescimento

O curso, que contará com acompanhamento de uma coordenação pedagógica para mediação do conteúdo durante as aulas, iniciará com duas oficinas com carga horária de 32 horas cada. Os dois primeiros módulos serão o 'Asas da Imaginação', para os conhecimentos de artes plásticas, e 'Asas Gourmet', para o mundo da culinária. "As atividades objetivam mostrar a importância desses jovens serem reconhecidos enquanto cidadãos que produzem, criam e querem se realizar como qualquer outro jovem na mesma idade", explica a idealizadora do projeto, Mary Cantarelli.

Ao final dos módulos, haverá exposição das obras dos alunos e um jantar beneficente com pratos que serão desenvolvidos por eles durante o período das aulas. A narrativa e resultados das oficinas serão compilados em um livro. O valor arrecadado com a venda do jantar e livro será revertido para uma instituição que desenvolve trabalhos na área. Os interessados em saber outras informações devem entrar em contato através do e-mail [email protected].

Serviço

Asas da Imaginação - R$ 350 (mensalidade)

Facilitadora: Fátima Paes

Horário: Toda sexta-feira, das 9h30 às 11h30

Local: D'Ângelo Atelier de Artes - Rua Jader Barbosa, 160

Asas Gourmet - R$ 350 (mensalidade)

Facilitador: Kiko Selva

Horário: Toda terça-feiras, das 16h às 18h

Local: Restaurante It - Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 200