Prêmio Para Mulheres na Ciência esta com inscrições abertas para a 12ª edição brasileira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/03/2017 às 18:00
Prêmio contempla mulheres que realizaram projetos importantes na área das ciências físicas, ciências da vida, ciências matemáticas e ciências químicas (Foto ilustrativa: Pixabay)
Prêmio contempla mulheres que realizaram projetos importantes na área das ciências físicas, ciências da vida, ciências matemáticas e ciências químicas (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Prêmio contempla mulheres que realizaram projetos importantes na área das ciências físicas, ciências da vida, ciências matemáticas e ciências químicas (Foto ilustrativa: Pixabay)

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do prêmio L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência. Ao longo de 11 anos, a iniciativa vem prestigiando cientistas mulheres de diversas áreas de atuação com projetos que passam por diversos ramos. As participantes podem submeter trabalhos para análise nas seguintes categorias: ciências físicas, ciências da vida (biomédicas, biológicas e da saúde), ciências matemáticas e ciências químicas. O prazo para inscrições se encerra no dia 8 de abril e podem ser feitas online no site do prêmio.

Leia também:

» Dengue pode agravar danos causados pelo zika vírus, diz médica epidemiologista

» Entidade médica convida mulheres a participarem de pesquisa sobre saúde do coração

» Mulheres se criticam oito vezes por dia, diz estudo

» Melatonina pode ajudar no tratamento de mulheres com infertilidade, aponta pesquisa

Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 2010, tenha residência estável no Brasil, desenvolva projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros. As ganhadora serão contempladas com uma bolsa de R$ 50 mil. "Atualmente, apenas 30% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres. Com o prêmio, queremos incentivar jovens cientistas a continuarem seus projetos e tornar a ciência um território com maior igualdade de gênero", argumenta Patrick Sabatier, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da L’Oréal Brasil.

O regulamento completo está disponível aqui.

O prêmio

Realizado desde 2006 no Brasil, o Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência já reconheceu e incentivou 75 cientistas brasileiras, premiando a relevância dos seus trabalhos com a distribuição de aproximadamente R$ 3.5 milhões em bolsas-auxílio. Em 2016, mais de 400 pesquisas de todo o país foram inscritas. As vencedoras de 2017 serão conhecidas em julho e a cerimônia de premiação será realizada em outubro, no Rio de Janeiro.