Projeto da FAV atende pacientes com cegueira e baixa visão em Igarassu

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/03/2017 às 15:43
Projeto Sight First oferece diagnóstico e tratamento gratuitos a pacientes que convivem com baixa visão ou cegueira (Foto: João Carlos Lacerda / Divulgação)
Projeto Sight First oferece diagnóstico e tratamento gratuitos a pacientes que convivem com baixa visão ou cegueira (Foto: João Carlos Lacerda / Divulgação) FOTO: Projeto Sight First oferece diagnóstico e tratamento gratuitos a pacientes que convivem com baixa visão ou cegueira (Foto: João Carlos Lacerda / Divulgação)

A Fundação Altino Ventura (FAV) levará na próxima semana para o município de Igarassu, no Grande Recife, o projeto Sight First, iniciativa que oferece diagnóstico e tratamento gratuitos a pacientes que convivem com baixa visão ou cegueira. No total, 900 pacientes de baixa renda serão beneficiadas pelo projeto, idealizado pelo Lions Internacional (Distrito LA3). Os pacientes selecionados já passaram por uma pré-triagem feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Leia também:

» Tire as dúvidas sobre catarata, responsável por mais da metade dos casos de cegueira

» FAV lança aplicativo que ajuda a promover cuidados a crianças com síndrome congênita do zika

» Diagnóstico precoce do glaucoma é essencial para evitar cegueira

» Microcefalia: 40% dos bebês com a malformação ligada ao zika têm lesão na visão, diz FAV

De segunda (13) a quarta (15), uma equipe da FAV fará triagem dos selecionados. Já na quinta-feira (16), os pacientes receberão o atendimento especializado. Se houver necessidade, as consultas serão estendidas até a sexta-feira (17). Com o tema 'Caminhando com autonomia', independência e desenvolvimento, a iniciativa tem como objetivo encaminhar os pacientes com baixa visão para cirurgia ou, quando necessário, doar auxílios ópticos (como lupas e bengalas), além de orientá-los quanto ao uso desses aparelhos.

O programa tem duração de três anos e levará a 12 cidades pernambucanas iniciativas de combate à cegueira de acordo com o projeto Viver sem Limites, do Ministério da Saúde. A meta é diagnosticar 500 pessoas com deficiência visual por ano. A mobilização conta ainda com o apoio da organização não governamental (ONG) cristã alemã CBM.

Serviço

Projeto Sight First - Fundação Altino Ventura (FAV)

Data: 13 a 16 de março

Horário: a partir das 7h

Local: Centro de Artes de Igarassu | Avenida Joaquim Nabuco, S/N, Centro, Igarassu