publicidade
08/03/17
Para evitar complicações da gripe, pacientes com doenças cardiovasculares devem priorizar a vacinação (Foto ilustrativa: Pixabay)
Para evitar complicações da gripe, pacientes com doenças cardiovasculares devem priorizar a vacinação (Foto ilustrativa: Pixabay)

Pacientes com doenças cardiovasculares são mais predispostos a complicações por gripe

08 / mar
Publicado por Malu Silveira em Blog - 08/03/2017 às 17:03

Pacientes com doenças cardiovasculares crônicas, a exemplo da insuficiência cardíaca, doença coronariana e hipertensão, devem ficar atentos a possíveis complicações da gripe. A indicação dos especialistas para esse grupo prioritário é priorizar a vacinação contra a influenza, causada pelo vírus dessa doença respiratória viral aguda.

Leia também:
» Vacinação contra H1N1 e outros vírus da gripe deve ser feita todos os anos
» H1N1: Vacina contra gripe pode oferecer proteção contra pneumonia na infância
» Confira 7 mitos e verdades sobre a gripe H1N1
» Automedicação em caso de gripe ou resfriado pode causar problemas à saúde

“Para quem possui a saúde debilitada por problemas cardíacos, existe um maior potencial de infecção com complicações, levando a uma pneumonia com chances de hospitalização”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Marcus Bolívar Malachias. tabagismo, diabetes e colesterol alto. “Pacientes que realizaram transplante de coração também devem se vacinar anualmente”, complementa Marcus.

Um estudo publicado na Revista de Saúde e Ciências Biológicas revelou evidências de que a influenza pode causar a miocardite (inflamação do miocárdio), arritmias cardíacas e desencadear infarto agudo do miocárdio. Segundo a pesquisa, denominada “Influenza em pacientes com doenças cardíacas”, as complicações podem levar à morte do paciente, mesmo em pessoas saudáveis.


FECHAR